29-11-2018, 04:17 PM
(29-11-2018, 09:12 AM)Tim Laflour Escreveu: Vou dar minha contribuição ao tópico.
Sou formado na USP e tenho pós graduação em uma federal. No que isso me ajudou? Bom, não que isso vá fazer você ganhar a vaga instantaneamente, mas não é novidade pra ninguém que empresários ou recrutadores preferem pessoas formadas em boas universidades. É um diferencial realmente, mas nunca me fez me livrar de processos seletivos e entrevistas. Na prática, os ensinamentos da universidade pouco me ajudaram no mercado de trabalho. Hoje eu utilizo muito mais o que aprendi por conta própria e por vídeos no youtube do que aquilo que aprendi na universidade. Lá (pelo menos na minha área que é de TI), você passa 1 ano aprendendo matemática e coisas sobre ética pois eles dizem ser importante "moldar a cabeça do aluno recém ingressado para a área em questão". Não sei até que ponto é válido perder 1 ano inteiro fazendo isso, mas tudo bem.
Na faculdade é tudo muito teórico, e você acaba se aprofundando em coisas que o mercado de trabalho não vai te exigir. Claro que é sempre importante saber a teoria, mas a prática que importa no mundo real. Imagina se um pedreiro precisasse saber a composição química do cimento antes de subir um muro...o cara sabe a prática, vai lá e faz. No mercado de trabalho é mais ou menos assim. Nas entrevistas é até normal você ter uma provinha com questões teóricas e tal, mas na hora da mão na massa vale mais o que você já fez e se sabe como fazer.
Se eu pudesse voltar no tempo, teria me dedicado mais a cursos rápidos de especialização e ao inglês. O mercado vive dizendo que quer alguém pro-ativo, que goste de liderar e tal, mas a real é que as empresas querem um cara que resolva os problemas. O cara pode ser um pé no saco, babaca, etc, mas se souber resolver os problemas da empresa ele vai crescer. É tudo uma relação de troca: a empresa te paga e você arca com os pepinos (e acredite, toda empresa tem gargalos para serem resolvidos).
Sobre estágios: existem vários relatos de abusos em estágio, em que o empregador exige muito do novato e passa a cobrar do mesmo como se fosse obrigação dele manter a empresa em ordem. Estágios servem para você aprender tanto na área que escolheu, quando no dia a dia (relação com colegas, rotina, etc). Se isso não está acontecendo, não tenha medo de cair fora. Geralmente quem faz estágio é mais novo e portanto essa é a hora de errar, de fazer trocas, de cair fora se nao estiver satisfeito, etc. Difícil é fazer isso depois de casado, com filhos pra sustentar etc.
Outra dica, não fique pilhado em crescer na empresa, virar um líder de sucesso ou coisas assim. Normalmente 1 em cada 1000 pessoas consegue se sobressair no trabalho que tem a ponto de virar gerente, chefe de setor etc. Almejar isso é legal, mas a frustração de não conseguir pode te derrubar. O correto é fazer seu trabalho direito, sem pressão, sem correria, sem fofocas de colegas e sem demonstrar desânimo. Com isso, se for o momento, você será valorizado. Isso diminuirá suas expectativas e consequentemente sua frustração caso esse dia demore a chegar.
Por fim, independente de quanto você ganha ou da sua idade, poupe dinheiro! Guarde, invista, crie o hábito de não parcelar compras e mantenha o consumismo sob controle, mesmo que você ganhe 500 reais estagiando. O maior amigo do investidor é o tempo. Quanto mais tempo, mais juros compostos e maiores as chances de se alcançar a independência financeira um dia.
Sensacional a sua resposta confrade.
Acredito que muitos aqui passam por essa pressão, atualmente estou na área de Suporte Técnico onde sou constantemente cobrado e pressionado, meu objetivo no futuro é me tornar programador e mais pra frente ainda, engenheiro de software. E é bem isso mesmo, a teoria sendo um pano de fundo e a prática sendo muito mais exigida, me lembro bem quando entrei no ramo de Suporte, eram coisas bem absurdas, mas nada que eu não pudesse fazer. Depois eu complemento a resposta.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)