22-11-2018, 06:06 PM
(22-11-2018, 02:23 PM)Monarca Escreveu: É muita exigência para pouco salário.
Bom revê-lo, confrade Monarca.
Com relação ao tópico, acredito eu que hoje, fora do funcionalismo público e olhe lá, dificilmente você vive bem financeiramente somente tendo 1 emprego. A definição de viver bem vai de cada, mas aos olhos da sociedade, todo mundo sabe que é ter uma casa própria, um carro atual e desfrutar da vida bohemia sem preocupação se a conta vai fechar ou não.
Quando eu tinha 18 anos, não passei no Vestibular público e rapidamente, para não ficar sem estudar, ingressei na graduação de Administração de uma faculdade privada, isso em 2011. Eu pagava R$ 528,00 mensais e não estava curtindo o curso. Comecei a pesquisar sobre a perspectiva futura da área e calculei que mesmo após eu formado (com um déficit de uns 40 K) eu conseguiria no máximo, um emprego de auxiliar administrativo com salário de uns R$ 1.450,00 + vale alimentação rs.
Resultado? Caí fora no primeiro semestre e ingressei no mundo da TI e não saí mais. Além do emprego padrão você consegue tirar por fora facilmente. É claro que isso deve ser possível em outras áreas também.
Em minha breve experiência profissional, indico você aprender uma língua. Não precisa ser inglês, mas aprenda uma língua relevante e tente encontrar um emprego nessa área.
Existe uma questão também de oportunidade e paciência. Ás vezes tem programador que quer começar ganhando 3k porque se acha muito bom, ou engenheiro que não aceita ganhar menos de 4k. Eu acho que a base salarial deveria ser essa mesmo inicial, mas a mão de obra do brasileiro é barato e como a maioria vive sempre endividada, acaba aceitando.
No momento, estou juntando grana e querendo o melhor dos dois mundos, tanto ter uma propriedade aqui no Brasil, como cair fora (Canadá).

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)