20-08-2018, 11:05 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-08-2018, 11:06 AM por Gandalf.)
(18-08-2018, 03:12 PM)Heron Escreveu: Fiquei com uma dúvida:
O quadro de investimento no post vale para o Brasil também ou é só para o EUA?
Na nossa economia com números maquiados isso funciona ou a inflação come os rendimentos?
O quadro vale para qualquer lugar, ele é apenas uma exemplificação do poder dos juros compostos.
É como uma aplicação simplificada que te renda 10% ao ano, sem fazer nada e sem considerar a inflação, que tem como intuito em mostrar que quanto mais cedo se investe, maior o rendimento dos juros compostos.
Trazendo isso pro campo real, é impossível obter uma rentabilidade fixa ao longo de uma vida de investimentos, pois as taxas estão sempre mudando. A rentabilidade faz uma diferença enorme no longo prazo, tanto para mais ou para menos. Isso que motiva as pessoas a saírem da zona de conforto da poupança e partir pra aplicações mais arriscadas, para aumentar o efeito bola de neve dos juros compostos.
Com relação ao outro questionamento, essa é a grande meta do investidor, vencer a inflação custe o que custar. Embora o IPCA não seja um índice muito confiável, ele não foge muito da realidade. Você pode calcular o SEU índice de inflação, é meio trabalhoso mas é muito mais preciso para determinar o impacto real da inflação na sua vida financeira. E sim, é possível vencer a inflação e ganhar dinheiro aqui nesse país. Está cada vez mais desafiador, muitas incertezas políticas, fiscais, etc. Mas ao mesmo tempo que é difícil, abrem-se janelas de oportunidade.
Pro pequeno investidor não adianta, tem que fazer o que for possível pra maximizar o poder de aporte, sem deixar de viver o presente, uma baita de uma encruzilhada.