14-06-2018, 08:49 AM
Minha opinião é diferente. Não tenho filhos nem sou casado, mas acredito que construir uma família seja um dos pilares que tornam o homem um homem melhor. Respeito totalmente quem queria ser solteiro a vida toda, ou quem case e não queira ter filhos, mas eu sinto que ter filho é uma etapa que não podemos pular se quisermos experimentar todas as sensações que a vida pode trazer. Se há alguma analogia a ser feita, seria a seguinte: dirigir é estressante, você briga no trânsito, tem que pagar inúmeros custos pelo carro, corre o risco de sofrer acidente, ser roubado, etc, mas grande parte das pessoas tiram carta e querem ter um carro, outras não. Da mesma forma ter um filho tem seu lado ruim, é estressante, exige cuidados a todo momento, etc... Mas eu não me vejo deixando essa experiência passar. Ainda não será hoje, nem ano que vem, mas um dia eu estarei pronto pra ensinar tudo que sei a um filho. Pode dar errado? Claro. Ele pode crescer e virar um esquerdista maconheiro de porta de universidade? Claro, mas vejo que assumir esse risco me fará mais responsável e íntegro do que hoje. O que seria de mim (de nós) se fugíssemos dos desafios simplesmente por serem difíceis?
Sobre casamento, só se casa quem está pronto para mudar de vida. Isso é obvio. Quem se casa querendo ser o mesmo adolescente solteiro que vai pra balada de quinta à domingo obviamente vai se frustrar. Quando você casa, você perde algumas coisas, mas ganha outras. Você não perde liberdade, você apenas a usa com responsabilidade. Você continua sendo livre (inclusive pra se separar se quiser), mas é uma liberdade mais "responsável". Assume-se que você se casa com uma pessoa que se preocupa com você e que você se preocupa com ela, então sumir sem dar satisfações, sair com amigos e não ter hora pra voltar etc é um pouco idiota quando você é casado. Sou contra proibir, mas vejo muito cara que quer sair com os amigos mas não quer deixar a mulher sair com as amigas, aí se frustam porque isso dá briga. Enfim...são uma série de erros que fazem a maioria dos casados responderem "a melhor vida é a de casado, só perde pra viúvo e solteiro". Ser casado é bom pra quem está preparado e sabe se portar (inclusive com muita dica que vemos aqui e em NA).
Talvez eu me case e veja as coisas de outra maneira, mas hoje é assim que enxergo.
Sobre casamento, só se casa quem está pronto para mudar de vida. Isso é obvio. Quem se casa querendo ser o mesmo adolescente solteiro que vai pra balada de quinta à domingo obviamente vai se frustrar. Quando você casa, você perde algumas coisas, mas ganha outras. Você não perde liberdade, você apenas a usa com responsabilidade. Você continua sendo livre (inclusive pra se separar se quiser), mas é uma liberdade mais "responsável". Assume-se que você se casa com uma pessoa que se preocupa com você e que você se preocupa com ela, então sumir sem dar satisfações, sair com amigos e não ter hora pra voltar etc é um pouco idiota quando você é casado. Sou contra proibir, mas vejo muito cara que quer sair com os amigos mas não quer deixar a mulher sair com as amigas, aí se frustam porque isso dá briga. Enfim...são uma série de erros que fazem a maioria dos casados responderem "a melhor vida é a de casado, só perde pra viúvo e solteiro". Ser casado é bom pra quem está preparado e sabe se portar (inclusive com muita dica que vemos aqui e em NA).
Talvez eu me case e veja as coisas de outra maneira, mas hoje é assim que enxergo.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)