11-05-2018, 06:58 PM
Ok, primeiramente você deve estudar mandarim de alguma forma. Seja por você mesmo ou em algum lugar. É ALTAMENTE RECOMENDADO estudar em um Instituto Confúcio, que tem em todo o Brasil (talvez não no Acre
). Este Instituto tem parceria com várias universidades da China. No caso do meu estado, o IC tem parceria com a Universidade de Shendong. Você estuda uns 2 anos direto de mandarim. Você vai perceber que é dado muito vocabulário e pouca gramática. Isso é proposital. Por que?
O mandarim tem 6 provas de proficiência. Normalmente é apenas um por idioma (como o TOEFL pra inglês), mas no mandarim é uma prova por nível. Este é definido pelo número de ideogramas que o sujeito sabe. A prova é chamada de HSK 1-6. O importante mesmo é até o 4, no máximo o 5 se você quiser mestrado (o 6 é apenas para pessoas que vão fazer licenciatura no idioma).
Não é necessário fazer todas as provas. Se quiser, você pode ir direto fazer o HSK 5. Eu, por exemplo, vou fazer direto o 3. Depois de fazer a prova, você recebe uma pontuação por ela. Daí você aplica a pontuação em alguma universidade chinesa. Por isso é altamente recomendável fazer mandarim no IC, justamente pela parceria que ela tem com a universidsde de Shendong.
Então você faz o HSK 3, consegue uma boa nota e aplica na universidade. Ao passar, você vai CONCLUIR os seus estudos de mandarim lá na China. Será um ano com aulas de mandarim. Ao final desse ano, você tem a opção de fazer o HSK 4 (ou pode fazer o 5 direto, que é o que eu vou fazer) pra fazer alguma graduação em algum lugar da China. E você pode escolher a dedo se tirar uma boa pontuação (e não é difícil tirar uma boa pontuação depois de um ano de estudos direto). Uma observação importante é que o HSK tem um ''prazo de validade''. Depois de um ano e meio, se eu não me engano, o seu certificado perde a validade e você perde o direito de aplicar a nota.
No MEU caso, era pra eu fazer o HSK 3 no fim do ano e partir pra lá ano que vem, mas daí isso atrasaria demais a minha faculdade. Pretendo terminar, fazer o HSK 3, ir pra lá por um ano e fazer o HSK 5 pra um mestrado na minha área.
Mas mandarim é difícil pra caralho. Deve se ter um foco. Pensei várias vezes em vazar, mas aqui estou firme, reto e duro.
). Este Instituto tem parceria com várias universidades da China. No caso do meu estado, o IC tem parceria com a Universidade de Shendong. Você estuda uns 2 anos direto de mandarim. Você vai perceber que é dado muito vocabulário e pouca gramática. Isso é proposital. Por que? O mandarim tem 6 provas de proficiência. Normalmente é apenas um por idioma (como o TOEFL pra inglês), mas no mandarim é uma prova por nível. Este é definido pelo número de ideogramas que o sujeito sabe. A prova é chamada de HSK 1-6. O importante mesmo é até o 4, no máximo o 5 se você quiser mestrado (o 6 é apenas para pessoas que vão fazer licenciatura no idioma).
Não é necessário fazer todas as provas. Se quiser, você pode ir direto fazer o HSK 5. Eu, por exemplo, vou fazer direto o 3. Depois de fazer a prova, você recebe uma pontuação por ela. Daí você aplica a pontuação em alguma universidade chinesa. Por isso é altamente recomendável fazer mandarim no IC, justamente pela parceria que ela tem com a universidsde de Shendong.
Então você faz o HSK 3, consegue uma boa nota e aplica na universidade. Ao passar, você vai CONCLUIR os seus estudos de mandarim lá na China. Será um ano com aulas de mandarim. Ao final desse ano, você tem a opção de fazer o HSK 4 (ou pode fazer o 5 direto, que é o que eu vou fazer) pra fazer alguma graduação em algum lugar da China. E você pode escolher a dedo se tirar uma boa pontuação (e não é difícil tirar uma boa pontuação depois de um ano de estudos direto). Uma observação importante é que o HSK tem um ''prazo de validade''. Depois de um ano e meio, se eu não me engano, o seu certificado perde a validade e você perde o direito de aplicar a nota.
No MEU caso, era pra eu fazer o HSK 3 no fim do ano e partir pra lá ano que vem, mas daí isso atrasaria demais a minha faculdade. Pretendo terminar, fazer o HSK 3, ir pra lá por um ano e fazer o HSK 5 pra um mestrado na minha área.
Mas mandarim é difícil pra caralho. Deve se ter um foco. Pensei várias vezes em vazar, mas aqui estou firme, reto e duro.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)