26-04-2018, 10:49 PM
(11-01-2018, 10:40 AM)Digo_Sorrow Escreveu: Bom dia confrades. estou há 3 anos fazendo aportes de 60% do meu salário em renda fixa, e agora devido á queda drástica da SELIC e também por conta da evolução natural estou me planejando para dar inicio aos aportes em renda variável.
Queria que a questão fosse mais simples, mas infelizmente este ano é será um ano de transição na minha vida e terei que sair da casa de minha mãe oque obviamente diminuirá a percentagem de meus aportes á níveis drásticos.
Gostaria da ajuda dos senhores na seguinte questão:
1 - Deveria eu utilizar a grana que tenho em renda fixa para dar uma senhora entrada numa propriedade privada e com meu salário, quitar mensalmente a brincadeira e somente após isso
2 - Seria melhor, retirar 40% do que tenho em renda fixa para dar de entrada no imóvel?
3 - Parar momentaneamente o aporte em renda fixa, juntar durante esse ano a entrada somente com o meu salário e fazer o máximo para manter o montante que está em renda fixa, alocando uma percentagem do mesmo para renda variável enquanto pago o restante do imóvel com o meu salário?
4 - Diminuir meu aporte consideravelmente para morar de aluguel e manter a renda fixa e um aporte bem tímido em renda variável.
Se for necessário exemplifico em números, mas me sinto "tímido" em expor isso.
A terrível questão da "casa próprio" que tanto assola os brasileiros...
Cara, o Gekko deu toda uma explanação mais técnica a respeito do assunto, mas vou te relatar o que ocorreu comigo na prática:
Eu passei por poucas e boas há alguns anos atrás, perdi todo o pouco que tinha e ainda me afundei em dívidas...
Quando finalmente consegui me reerguer, me veio essa preocupação, a tão sonhada "casa própria", e eu bolei o seguinte plano:
Passo um ano acumulando dinheiro, depois "vendo" minhas férias, mais meu FGTS, dou entrada num imóvel e financio o resto.
Aí pensei melhor e concluí que seria um péssimo negócio!!!
Vai que depois disso eu perco o emprego, por exemplo! Ia perder minha fonte de renda, teria queimado minhas economias, meu FGTS... E ainda teria um dívida grande pra pagar!!!
Se não conseguisse pagar as parcelas, em pouco tempo perderia o imóvel e todo meu dinheiro!!!
Por enquanto, moro de aluguel, mas se acontecer alguma calamidade, não tenho dívidas e tenho minhas economias, meu FGTS, direitos trabalhistas e tudo mais pra me manter por algum tempo...

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)

