26-04-2018, 06:39 PM
(26-04-2018, 09:34 AM)Villefort Escreveu: Olá confrades !
Se tenho X valor, por exemplo R$100,00 no caso mensal, quanto desses X% deveriam ir para o fundo de emergência?
Do restante, poderia dividir esse valor para que fim? Quantas divisões a mais?
Queria algo simples, não com muitas divisões.
Grato!
Na minha opinião o recomendável separar entre 20 e 40% do salário, para investimentos, fundo de emergência, etc.
Por exemplo:
Você ganha 1000 reais por mês, consegue guardar 400 reais, esses 400 também serão divididos entre o fundo de emergência e investimentos, uns 200 pode mandar para o fundo de emergência em investimentos mais conservadores e os outros 200 para investimentos mais empreendedores, depende do seu perfil de investidor.
Não é fácil usar 40% do salário para investimentos, temos contas despesas, etc, por isso comece com o que você consegue, 10%, com o tempo vá cortando custos desnecessários e aumente a porcentagem, se não me engano, no Livro do Pai Rico, Pai Pobre, fala que o ideal é 30%.
Mesmo que não consiga guardar 30% do salário, faça bicos, renda extra para acumular mais dinheiro, quanto mais dinheiro, maior o retorno dos seus investimentos, o seu padrão de vida deve subir com o retorno dos investimentos e não com o aumento do salário ou pegando crédito.
Não existe uma quantia exata, vai de quanto você consegue guardar, investir, mas o ideal é 30%, para quem inicia, tem muitos gastos, pode começar com 10% e conforme aprende a cortar os custos desnecessários, vai aumentando a porcentagem.
No meu primeiro emprego, tinha uma máquina de café 1 real cada café, pra não gastar na máquina tomando um café todo dia, passei a levar café em pó num pote e fazia no microondas da empresa, é assim que se corta custos, em vez de vale refeição eu pedi vale alimentação e trazia a marmita de casa, isso também ajuda a economizar, não comprava nada na rua, nem em restaurantes, nessa época como eu morava com meus pais, conseguia guardar 60% do salário, já com a ideia de usar o dinheiro para algum fim. Mas quem tem contas, a pagar, não vai conseguir guardar essa quantia, guarde o que conseguir para investir, os investimentos conservadores são o fundo de emergência.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)