03-10-2012, 11:10 PM
(03-10-2012, 10:57 PM)otavianoaugusto1 Escreveu: O NA insiste bastante, nas suas obras, que suas idéias são sempre provisórias e em constante aperfeiçoamento. Acho que por isso quis ressalvar as "sinceras". Também acho que essa ressalva se deve ao fato de que ele retorna sempre à idéia de que o Homem não deve culpar ninguém, a não ser a si mesmo e procurar seu desenvolvimento pessoal. Mas eu admito que ele tem alguns trechos misteriosos - por exemplo, quando recomenda a aproximação à mulher amada como amigo. Outro ponto misterioso está no desapego (não no desapego em si, mas na forma de obtê-lo), que ele relaciona com a morte do ego - nesse ponto, é bastante obscuro.
Essa parte em negrito eu não me recordo de ter lido em suas obras. Muito pelo contrário, recordo que NA repete exaustivamente que mulher odeia cara "atencioso" que faz de tudo para lhes agradar.
Essa parte do desapego e a morte do ego é bem claro pra mim. Não se pode conquistar o desapego sem a morte do ego. Pq? Pq se vc é dominado pelo ego, vc não vai admitir perder algo ou alguém que considera seu. Isso diz respeito também as suas relações sociais. Logo, vc vai ser apegado a esse algo ou alguém pq não admite perdê-lo.
![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)