25-01-2018, 08:55 AM
(11-01-2018, 10:40 AM)Digo_Sorrow Escreveu: Bom dia confrades. estou há 3 anos fazendo aportes de 60% do meu salário em renda fixa, e agora devido á queda drástica da SELIC e também por conta da evolução natural estou me planejando para dar inicio aos aportes em renda variável.
Queria que a questão fosse mais simples, mas infelizmente este ano é será um ano de transição na minha vida e terei que sair da casa de minha mãe oque obviamente diminuirá a percentagem de meus aportes á níveis drásticos.
Gostaria da ajuda dos senhores na seguinte questão:
1 - Deveria eu utilizar a grana que tenho em renda fixa para dar uma senhora entrada numa propriedade privada e com meu salário, quitar mensalmente a brincadeira e somente após isso
2 - Seria melhor, retirar 40% do que tenho em renda fixa para dar de entrada no imóvel?
3 - Parar momentaneamente o aporte em renda fixa, juntar durante esse ano a entrada somente com o meu salário e fazer o máximo para manter o montante que está em renda fixa, alocando uma percentagem do mesmo para renda variável enquanto pago o restante do imóvel com o meu salário?
4 - Diminuir meu aporte consideravelmente para morar de aluguel e manter a renda fixa e um aporte bem tímido em renda variável.
Se for necessário exemplifico em números, mas me sinto "tímido" em expor isso.
Usar todo o seu investimento para dar entrada num imóvel eu não aconselharia de forma alguma. Se você não conseguir pagar as parcelas depois em caso de perda de emprego ou alguma calamidade financeira pessoal ou nacional você ficará em sérios apuros com um imóvel hipotecado e toda a sua poupança investida nele, sem reserva alguma. O ideal seria morar com sua mãe enquanto puder para apostar mais. Um cara que ganha 2 mil e aporta 60% do salário faz o patrimônio crescer mais rápido do que um cara que ganha o dobro e não consegue aportar nem 30%. Pense nisso. Seu patrimônio vai aumentar conforme o tamanho do seu aporte e o tempo que você consegue passar em bons investimentos.
Caso não tenha como morar mais com os seus pais - que foi o meu caso - procure um imóvel que não seja caro e um financiamento longo com a menor entrada e a manor taxa de juros possível. Faça as contas. Veja se não é mais vantajoso morar de aluguel. A matemática é simples: a parcela é composta de juros + amortização. Se a parte dos juros for maior que o aluguel que você vai pagar, sai melhor alugar. A não ser que você tenha em vista uma valorização muito grande do seu imóvel, mas isso é muito difícil de prever.
Use o mínimo possível dos investimentos que você já tem na aquisição do imóvel. O ideal é juntar uma grana separada pra isso pra nem precisar mexer nos investimentos. Se você sacar deles sempre que precisar fazer uma grande aquisição, isso vai retardar muito o crescimento do seu patrimônio.