10-11-2017, 09:02 PM
(09-11-2017, 10:20 PM)Diamante Escreveu: - O problema que vejo muito nos fóruns é a dogmatização dos materiais, e NA é apenas mais um. Vejo os materiais como apenas um Norte.
- O leitor tem que ter senso crítico e contestar caso seja necessário. Eu por exemplo contesto o Apego. Não existe desapego. Existe uma administração do mesmo. Todos nós somos apegados alguma coisa ou pessoa. É natural do ser humano. Quando falo de administração, falo para não se tornar uma obstinação.
- Ou seja, o homem quando é apegado demais há uma mulher por exemplo, deixou de ser simplesmente um apego. Virou uma obstinação. No pior dos casos, uma idolatria.
- Vejo essa emoção em três níveis: Apego, Obstinação e Idolatria (a idolatria cega).
Eu tenho o mesmo pensamento que você acerca do Apego.
Confesso que não tenho muito conhecimento neste assunto,mas acredito que não dá para desfazer do ego,mas dá para administrá-lo.
Veja eu acredito que tudo que Deus criou,enquanto ser,é bom(ao contrário do pensamento gnóstico,que pensa que o mundo material é fruto de uma queda,e que deve ser superado).Se Deus criou o homem com essas características,foi porque Deus viu que era bom.A queda do homem foi a partir de uma desobediência de uma ordem divina, e a partir daí o homem passou a conhecer o bem e o mau.
O que acontece,todas essas vícios e pecados,como a luxúria,o orgulho,a inveja,etc..são consequências desta queda.Deus não desejou o mal para o homem.
O único modo de nós humanos pecadores que somos resistir as tentações,o que não é fácil(principalmente em nossa sociedade hedonista e materialista como a nossa) é seguir o caminho da virtude,da verdade,no qual o logos de Deus,isto é,Jesus Cristo,veio a nos ensinar.O único caminho para resistir as tentações é a verdade,é a fé em Cristo.E quando errarmos devemos pedir perdão sincero.Se deixarmos nos levar pelas paixões,cairemos em tentação e nos afastamos de Deus,no qual o salário do pecado é a morte.