10-11-2017, 04:11 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-11-2017, 04:18 PM por Ermac.)
(10-11-2017, 01:12 PM)Spectro Escreveu: Caramba ermac.
Você realmente tem entendimento disso...
E você acredita realmente nisso tudo? Prática?
Fale mais.
Mais ou menos, cara. Ainda tenho muito o que aprender.
O que eu acredito é que o objetivo do homem é se tornar senhor de si mesmo, e criar a si mesmo, para pertencer a existências mais elevadas e superioras, voltando a pertencer a fonte única origem de tudo: Deus. Para mim, esse é um caminho que faz mais sentido.
E eu tento praticar, não prático. Levar uma vida espiritualizada é extremamente difícil no mundo de hoje, e por isso eu compreendo todas as pessoas que desistem. Eu mesmo já desisti, depois voltei, depois desisti, depois voltei. Sempre que tentamos nos espiritualizar, nos opomos contra uma corrente de caminho contrário muito forte. E aí acontece de tudo pra te tirar do caminho. Ás vezes resistimos, outras nãos. É uma verdadeira luta.
(10-11-2017, 03:24 PM)Gilgamesh Escreveu: E, volto a perguntar, existe alguma diferença entre meditação e concentração ?
Sim e não. Vai ser difícil te explicar, mas vou tentar te falar o que eu penso:
Primeiro é preciso entender que nós também não somos a nossa mente. Isso é um pouco complicado porque é uma ideia estranha e sem sentido, mas, o nosso cérebro é apenas um órgão limitado que não permite a consciência se manifestar plenamente. Vou dar um exemplo estranho, mas, é como tentar reproduzir um app de Android nos primeiros celulares que existiram.
Portanto, além do instinto, nós também temos que dominar a mente. E isso nós conseguimos somente através da meditação. A meditação começa-se aos poucos. 5 minutos, 30 minutos, 1 hora, 5 horas, 24 horas, 7 dias... E assim vai.
Até que a meditação alcance um patamar conhecido como "atenção plena". O objetivo da meditação é conseguir essa atenção plena. Passará 24h por dia totalmente consciente de si mesmo e de cada parte do seu corpo, do lugar que está, do que faz, do que pensa, do que sente, sem deixar que a mente lhe escape o domínio um momento sequer. É por isso que a meditação é usada na morte do Ego, para que você possa ter a consciência sobre o ego, o que ele é, o tamanho dele, e então você roga para que ele seja desintegrado. Nesse caso, a meditação funciona como uma mira no ego para que o míssil seja disparado no alvo correto. Então é uma forma de concentração. Porém, você pode se concentrar em coisas sem estar meditando sobre elas.
Quando você está estudando, você não está meditando, mas pode alcançar um estado de concentração que anula outras faculdades sensoriais suas.
Não sei se faz exercício, mas, se você por exemplo fizer um supino ouvindo música e só fazendo o exercício, e depois você fizer o supino concentrado no seu peito e tentando sentir cada fibra dele, você notará uma diferença.
Mas ambos os exemplos não são meditação, mas alcançaram temporariamente o atenção plena. Só que foi sobre alguma coisa.
A meditação, creio eu, é para alcançar o estado máximo de atenção plena sobre si mesmo, de cada parte, o tempo todo.
Através dessa atenção plena, você consegue total domínio sobre qualquer coisa sobre si mesmo. Força física (por isso os monges shaolins são capazes de fazer coisas surreais), os desejos, a saúde, enfim. Tudo. Novamente citando Jesus Cristo, ele foi um homem que esteve em estado de atenção plena o tempo inteiro, até na hora da morte e da tortura. Mas ele não estava concentrado ao ponto de anular as outras faculdades sensoriais em benefício de uma, ele estava consciente sobre tudo o tempo inteiro num estado de meditação permanente. Existem monges que alcançam tão elevado estado de atenção plena, que são capazes de dominar qualquer função automática do organismo. Dominam o bombeamento sangue, o respirar, a produção de hormônios, crescimento de cabelo, enfim, tudo. São tão conscientes sobre si mesmos que dominam absolutamente tudo sobre o seu ser. Claro que isso tudo pode ser apenas mitos da Yoga, mas, é dito o máximo que se pode alcançar da atenção plena.
Então, a concentração é um estado de atenção plena sobre alguma coisa. Aquela concentração que você fica tão focada que anula até os seus sentidos e você fica focado naquilo. A meditação seria o exercício para conseguir ter atenção plena sobre todas as coisas e sobre si mesmo o tempo todo, mas sem anular outras faculdade sensoriais. Que lhe daria um estado de meditação permanente.
Dependendo do contexto, concentração e meditação serão coisas iguais, e em outros diferentes.