01-06-2017, 06:59 PM
(02-05-2017, 08:22 PM)gladiador Escreveu:(01-05-2017, 05:37 PM)Gekko Escreveu: Vamos aos números do mês de abril.
O patrimônio subiu 1,47%. Leve recuperação nos preços dos ativos que compõem a minha carteira somado ao aporte do mês. Nada extraordinário.
A renda passiva caiu 16,45%. Queda até menor do que o esperado. Foi um mês de farta distribuição de dividendos, o que aplacou um pouco a cobrança de IRPF sobre o meu CDB que venceu este mês. É impressionante como a incidência de imposto de renda torna alguns investimentos bem menos atrativos, chegando a inviabilizar alguns deles.
A renda passiva teria sido suficiente para cobrir apenas 58,2% das minhas despesas e excluindo habitação o percentual seria de 79,2%.
E vamos que vamos, rumo à IF!
Postei um gráfico simples da evolução do meu patrimônio de 2009 a 2016. O valor de 2011 é a média aritmética entre o de 2010 e o de 2012, pois perdi meus dados de patrimônio daquele ano. Se a imagem não aparecer pra vocês, me avisem que eu vou tentar postar de outra forma. Minha conta no imageshack.us está com problemas.
Gekko, você reclama do IRPF diminuir sua renda passiva, então neste mês a mês você contabiliza o valor bruto do retorno dos seus investimentos para dizer que cobriria x% das despesas y?
Outra coisa, qual sua idade? como se deu o acúmulo ao longo do tempo? poderia compartilhar as informações? Desde quando você tem consciência financeira? Tem algum tópico que falou disso?
Contabilizo o meu rendimento líquido, já extraindo todos os impostos e taxas. Reclamo porque poderia ser maior se não fossem os impostos. Tenho 34. O acúmulo ao longo do tempo foi poupando e investindo. O que mudou foi apenas o tipo de investimento conforme eu fui adquirindo mais conhecimento na área. Minha consciência financeira vem de berço, mas eu venho me aprimorando ao longo do tempo. Creio que cheguei a um bom patamar de disciplina de uns 7 anos pra cá. Mesmo assim, dentro desses 7 anos, continuei me aprimorando e me considero hoje um investidor bem melhor do que eu era há 2 ou 3 anos atrás.
Pessoal, sobre o gráfico, vou tentar postar de outra forma. Essas imagens anexas nunca funcionam bem. Se alguém conhecer algum site de hospedagem de imagens que não seja o imageshack e puder indicar eu agradeço.
Agora vamos aos números do mês de maio, que foram bem desanimadores, por sinal:
A renda passiva caiu 31,55% em relação a abril. Teria coberto apenas 43,22% das minhas despesas caso eu já vivesse dessa renda e poderia cobrir 60,59% caso não houvesse a despesa com habitação que não pretendo ter quando estiver vivendo de renda.
O patrimônio subiu 1,50%. A pancada que os ativos brasileiros levaram devido às turbulências políticas do mês de maio não abalaram muito o valor dos meus ativos. Benefícios de se ter uma carteira com bons papéis. Para quem não sabe, o circuit breaker da Bovespa foi acionado logo depois da delação da J&F pela primeira vez desde o auge da crise de 2008.
Vamos que vamos, torcendo para este país entrar nos trilhos, rumo à IF!