22-12-2016, 07:18 PM
(12-12-2016, 10:18 AM)Tim Laflour Escreveu: Vocês poderiam me tirar algumas (várias) dúvidas? A gerente disse para deixar pelo menos 30 dias para não pagar IOF. Isso significa que após os 30 dias eu posso retirar meu dinheiro investido de lá, sem perdas? E como fica o IR?
Isso mesmo. Resgate com menos que trinta dias incide IOF + IR sobre o rendimento, o que praticamente anula o investimento. Eu sempre deixo 3k na poupança, pra não precisar resgatar dinheiro de outras aplicações com liquidez diária. Se rolar uma emergência e eu precisar de dinheiro, eu vou primeiro na poupança.
(12-12-2016, 10:18 AM)Tim Laflour Escreveu: Outra dúvida, estou tentando simular um investimento em CDB e compará-lo com um LCI, ambos pela Easynvest. Fiz o seguinte: Procurei por aplicações semelhantes e encontrei essas opções:
Para CDB:
Banco: Pine
Prazo (dias): 725
Taxa: 112,00% (CDI)
Alíquota IR: 15,00%
Valor mínimo: 15.000,00
Rating: A+
Agência: Fitch
Liquidez: no vcto.
Para LCI:
Banco: Pan
Prazo (dias): 725
Taxa: 95,50% (CDI)
Taxa eq. CDB (110,20%)
Alíquota IR: Isento
Valor mínimo: 15.000,00
Rating: A+
Agência: Fitch
Liquidez: no vcto.
Supondo que deixarei os 725 dias investidos, com um inicial de 15.000,00. Coloquei esses valores no simulador, e o resultado deu o seguinte:
Nesse caso, investir no CDB me trará um rendimento um pouco maior, e portanto compensaria mais, certo? Sei que a liquidez do LCI não é diária, mas estou supondo que realmente deixarei o $ lá por 725 dias.
Nesse caso, dá praticamente empate. Se eu tivesse 30k, investiria metade no CDB, e a outra na LCI. Mas se tivesse apenas 15k, iria de CDB, claro.
(12-12-2016, 10:18 AM)Tim Laflour Escreveu: Atualmente, parte do meu salário vai direto para poupança, todo mês, religiosamente. Digamos que, ao invés de manter investidos esses 15.000,00 iniciais por 2 anos, eu invista 1.000,00 mensalmente nesses mesmos CDB/LCI da simulação, parecido como faço com a poupança hoje. É correto fazer isso? Se sim, como que fica o vencimento? Ele se manterá em 725 dias mesmo eu acrescentando valores todo mês?
O vencimento é 725 dias a partir do momento em que entra o dinheiro. Se você aplica um tanto todo mês, significa que você vai ter vários vencimentos diferentes. Ex: 1k em jan/17 - vencimento em jan/19, 1k em fev/17 - vencimento em fev/19, e assim por diante.
(12-12-2016, 10:18 AM)Tim Laflour Escreveu: O que significa o campo "liquidez: no vecto."? Significa que eu não posso tirar o dinheiro antes dos 725 dias?
Isso mesmo. Liquidez no vencimento = dinheiro de volta corrigido na data de vencimento, descontados os impostos, se houverem. Liquidez diária = você pode solicitar o resgate a qualquer momento.
(12-12-2016, 10:18 AM)Tim Laflour Escreveu: Essas taxas de 112% (CDB) e 95,5% (LCI) podem variar? Por exemplo...eu investi no CDB do exemplo, e mensalmente fui adicionando mil reais à ele. Daqui 3 meses, pode acontecer de a taxa desse investimento ter baixado para 105%?
Sim e não.
Se você investiu 1k no CDB 112% do CDI, essa taxa é travada no momento da aplicação, e permanece inalterada até o vencimento do título.
Mas digamos que no mês seguinte você queira aplicar mais 1k. Nesse caso, aquela taxa do mês anterior pode não estar mais disponível para novas aplicações. Pode estar menor. Pode estar maior. Pode estar igual. O Banco pode definir as taxas para novas aplicações livremente. Mas assim que o cliente investe, a taxa é travada naquela aplicação, como mencionado no parágrafo anterior, e não muda mais.
(12-12-2016, 10:18 AM)Tim Laflour Escreveu: Última: Passados os 725 dias, eu sou obrigado a retirar o dinheiro de lá, ou o investimento é "renovado" por mais 725 dias? Como que funciona?
Passados 725 dias, o dinheiro corrigido descontado dos impostos é devolvido na sua conta da corretora automaticamente. Não é preciso solicitar o resgate.
Para reaplicar o dinheiro, você tem que dar a ordem, mas como mencionado anteriormente, aí as taxas podem ser outras.
Espero ter respondido as suas dúvidas. Bons investimentos!!!

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)