06-10-2016, 04:34 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-10-2016, 04:37 PM por Avenger.)
(06-10-2016, 03:40 PM)Roland Escreveu: Uma escavada neste tópico.
Pessoal, a minha mãe fuma desde os 15 anos (hoje ela tem quase 59, então façam a conta). De uns tempos pra cá, ela começou a sentir falta de ar, a passar mal. Isso assustou a velha, a ponto de ela decidir parar com o vício.
Alguém tem alguma dica, alguma sugestão nesse sentido? Alguém que tenha conseguido parar de fumar pra valer e possa dividir a experiência?
Minha mãe reclama que é muito difícil quando sente a vontade de tragar um, e eu tento me colocar na situação dela. Estou preocupado com essa falta de ar frequente, e aqui quiseram cobrar 500 paus por uma consulta com um pneumologista.
Não sei se ajudará meu relato confrade, mas vivi situação parecida há dois anos.
Minha mãe também fumava desde os 16, na época com 58, umas tosses que parecia que o pulmão ia sair pulando pela boca, falta de ar e talz. Ela já havia tentado parar, usado aqueles adesivos que vão reduzindo a carga de nicotina no organismo, mas sempre acabava voltando.
Aí que minha irmã ficou grávida. Eu e meus irmãos sempre cobramos dela que parasse, mas esse fato da gravidez foi crucial, porque minha irmã chegou e falou que, se ela continuasse fumando, não deixaria o filho seguido ali pra ela ajudar a cuidar, visto que nós já crescemos num ambiente com fumaça de cigarro, e ela não queria o mesmo pro filho dela.
Minha mãe comprou novamente o kit de adesivos pra parar de fumar Se não me engano a duração do tratamento dos adesivos é de um mês, mas a véia conseguiu parar em duas semanas. E não voltou mais.
Precisou um motivo mais forte, emocional, algo que realmente acendeu dentro dela a vontade de largar o vício. Não sei se vai ser possível aplicar esse exemplo a sua situação, mas se encontrar algo que realmente motive sua mãe, talvez ajude. Nenhum incentivo é tão bom quanto a força de vontade interior de cada pessoa.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)