02-08-2016, 03:53 PM
(02-08-2016, 02:44 PM)Sauron Escreveu: No momento atual, estou muito, mas muito, longe de minha independência financeira, a qual nem precisaria de um valor muito grande, algo em torno de 4k mensais (desconsiderando a inflação), tendo uma casa quitada, seria o suficiente pra mim, talvez seja utópico para quem ganha 2,2k mensais, mas é algo que busco realizar.
Não é fácil, mas também não chega a ser utópico. Uma vez que o confrade atinja uma renda passiva igual ao seu salário, é só não se aposentar, continuar reinvestindo toda a renda passiva e mais o aporte mensal e em mais alguns anos chega lá. O problema é que para chegar a essa renda passiva, já terão se passado uns bons anos. Os investidores mais realistas (ou menos enrolões, como preferir), costumam falar que com 20% de aporte você consegue um bom patamar de renda passiva em um prazo de tempo razoável. Eu acredito nisso também. Porém, como não quero demorar tanto e sou solteiro, sem filhos, estabeleci metas mais agressivas, por assim dizer. Neste momento, meus aportes estão assim:
Salário líquido mensal: 30%
Férias: 100%
13º salário: 100%
Gratificação: 100%
Restituição de IR do ano anterior: 100%
Diárias: 30%
Renda passiva: 100%
Ou seja, me viro para viver com apenas 70% do meu salário líquido mensal e 70% das diárias que eventualmente venha a receber. Todo o resto vira aporte. Exige disciplina. Você não vai contar com 13º para dar aquele alívio no orçamento e nem com a grana das férias para viajar. Terá que se organizar para tudo com a grana do mês. Mas depois que adotei esse método, meu patrimônio e minha renda passiva vem subindo bem mais rápido que antes. Se tivesse tido essa disciplina desde o começo (iniciei com 10%), com certeza já teria alcançado a IF com folga.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)