01-06-2016, 11:38 PM
(01-06-2016, 11:22 PM)Senna Escreveu: Pegar um texto fora do contexto bíblico e argumentar em cima não faz o menor sentido. A história de Oséias [u]não é um manual de comportamento em relacionamentos, como já mencionei acima, por isso não faz sentido analisar o texto fora da ótica na qual ele foi escrito, muito menos usar esse texto para tentar invalidar os ensinamentos realistas contidos na Bíblia e sua compatibilidade com a Real, o que nada mais é do que uma tática argumentativa falaciosa.[/u]
Não sei se o que você falou foi somente para mim mas permita-me responder.
Quem trouxe essa discussão e levantou esse questionamento foi o próprio autor do tópico, de forma alguma tentei invalidar, apenas apontei os conflitos da história, ou sexa, BÍBLIA X REAL analisando apenas o aspecto humano da história.
Posso apontar inúmeros casos e comentários, inclusive seus, raito que corroboram o que eu disse em minha breve análise e opinião quanto a interpretação literal.
Ou seja, que o comportamento de Oseias nos dias de hoje, pela ótica realista seriam condenáveis, inclusive levando em conta a súmula número 1 escrito por você e aprovados por barãozin, Basileus Basileon, Conrad, Ermac, Free Bird, Josey Wales, Lawlyet, Mandrake, mentefantastica, Mistério, Senna e Tiago Sorine.
"Mas é apenas uma alegoria para ilustrar o amor de Deus pela humanidade", OK, legal, mas a discussão levantada pelo confrade é a respeito da atitude de Oseias em relação a esposa adultera, então não creio que meu comentário foi uma tática argumentativa falaciosa.
Na bíblia existem sim muitos ensinamentos realistas, mas nessa mesma fonte existem muitos ensinamentos que conflitam diretamente com a REAL, se quiser posso detalhar... Mas como você parece ser conhecedor da Bíblia, deve saber disso.
Deixe-me lembra-lo do título do tópico:
História Bíblica De Oséias (Seria ele honrado ou um mangina?)
Se for pra discutir pelo contexto bíblico, OK, a história ilustra o amor condicional de Deus pela humanidade e o mesmo caráter que ele espera de nós.
Bonito, mas utópico, vai fazer isso nos dias de hoje pra você ver, se até Jesus foi crucificado, coitado de nós.
É impossível conciliar REAL e a doutrina bíblica sem apelar pra conveniência, afinal, não tem como pegar apenas a parte conveniente e discordar do que não é, nem com a justificativa de cultura e tempo.