01-06-2016, 06:29 PM
(01-06-2016, 05:21 PM)The Real Slim Shady Escreveu: Bom , como eu fui quem levantou a questão , acho que devo também dar um parecer sobre a questão
Primeiramente, eu tenho noção de que a história de Oséias é descrita na bíblia, para servir como uma referência em relação ao que vivia o povo de Israel em relação a Deus
Nessa analogia , Oséias representaria Deus e sua esposa Gômer representa o povo de Israel, e as atitudes de traição da esposa com adultério, representam a traição do povo perante a Deus ( eles estavam se tornando idólatras de outros Deuses Pagãos e infiéis em relação as leis de Deus) , e que a as atitudes de perdão,amor e compaixão de Oséias com Gômer , representariam o amor infinito de Deus para com seu povo.
Mas olhando do ângulo humano , ou seja, vendo Oseias como homem , eu considero que ele foi extremamente honrado , sim, ele foi honrado e tinha um amor fora do comum por sua esposa, creio que ele a amava como mulher, como alma e como humana,mas sua honra era maior que seu amor,na minha visão . Pois em momento algum ele fugiu do que tinha prometido, independente de que sua esposa tenha quebrado a promessa , pois mesmo ela o traindo e indo morar com outros homens, ele ainda a tratava e cuidava dela como esposa , chegando a levar dinheiro ao amante para que não lhe faltasse provisões , ou seja, independente dos ocorridos, ele ainda cumpria a palavra que tinha prometido ao casar , que era prover ,cuidar e amar a esposa, e isso não vemos mudar em ponto algum .
Claro , também temos que notar que , Oséias não era um idiota, nem um bobalhão , e sim um homem sábio, que soube ,tanger seu amor segundo a sua razão, pois quando sua esposa estava sendo leiloada como escrava , ele a comprou , porém em ponto algum ele fala que a libertou da condição de serva , ou seja , eu imagino que ele deve ter deixado as coisas mais rígidas em sua casa, pois agora sua esposa que ele amava a ponto de aguentar tanta humilhação, era também sua propriedade como serva, e lhe devia respeito , em outras palavras ele diz '' se não me respeitou como esposa, espero que agora como esposa e serva espero que me respeite''
Sim , algo que Oséias fez , ser realizado nos dias de hoje é praticamente impossível, visto as mudanças de pensamento e da sociedade , mais creio que todo mundo , como eu , teve seus momentos de Oséias na vida
Já que você trouxe esse tema pra real, vamos analisar pela ótica realista.
Se fosse um caso em tempos atuais (como muitos que chegam ao fórum) já estariam chamando o cara de mangina, otário, etc.
Por isso acho que a doutrina bíblica é, em muitos aspectos, incompatível com a Real.
Errou em esperar a mesma honra de outra pessoa, no caso, da mulher dele.
No aspecto humano da história, não acredito que ele tenha sido honrado, não se deu o devido valor e pagou um alto preço por uma mulher adultera que não merece esse tipo de dedicação.
Errou em achar que após compra-la, teria sua gratidão e assim cumpriria seu compromisso como esposa, já que como estamos cansados de constatar, a gratidão tem memória curta.
Como uma história pra ilustrar um exemplo que nos faz pensar sobre o amor incondicional de Deus pela humanidade, faz sentido, mas numa breve pesquisa, vemos essa história sendo utilizada ostensivamente como exemplo de parâmetro moral, já no ponto de vista realista, não deixa de ser um erro.
Vemos que hoje pagar um alto preço esperando, ou melhor, presumindo gratidão e honra de alguém não é garantia de nada.
Por essa incompatibilidade e também se tratando também de um fórum com temática REALISTA, Oseias não é um bom exemplo. Não faz sentido.
Pode ter sido honrado, se for analisar pelo valor que ele deu a sua palavra e a quis cumprir a todo custo. Mas será que analisando pelo prisma realista teremos a mesma opinião?
Se for manter essa discussão pelo aspecto bíblico, você terá uma opinião, pelo REALISTA que considera outros aspectos como por exemplo a cultura e o tempo, você terá outra.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)