20-05-2016, 01:47 PM
(20-05-2016, 01:17 PM)David X Escreveu:Você vai ter coragem de afirmar que não existiam grandes hipocrisias e corrupções nessa época? que a igreja não fazia a população de otários?(20-05-2016, 11:31 AM)Electro Escreveu: Um outro problema também, é que todo mundo gosta de enxergar como se toda essa hipocrisia fosse coisa da igreja cristã moderna, grande engano, isso é a base do cristianismo a hipocrisia e a corrupção, pois se formos olhar desde sempre aconteceram essas merdas dentro dela, olha como foi a igreja na idade média, sacanearam completamente as pessoas, sugavam todo seu dinheiro, vendiam perdão, faziam missas ou leituras da bíblia onde ninguém entendia uma palavra do que era pregado(missas só eram feitas em latin, língua a qual quase ninguém fala, muito menos os pobres) e os padres criavam as regras que queriam, pregavam que ninguém deveria acumular dinheiro e viver na luxuria, mas ai pegavam o dinheiro dos membros para eles mesmos viverem essas luxúrias tão criticadas, a igreja era tão suja que foi preciso proibir os padres de se relacionarem com mulheres já que os mesmos saiam engravidando várias e depois a igreja precisava ceder seus bens para elas, mas como se isso mudasse algo naquela época, só mudava que não assumiam mulheres, continuavam tendo várias e participando de orgias(obviamente não eram todos que faziam isso, só a maioria absoluta), então não sei se da para acreditar que em alguma época em específico as coisas foram diferentes, acredito que desde de sempre poucas igrejas e poucas pessoas realmente faziam as coisas corretas, então não tem muito pq ficar idealizando o passado, até concordo que hoje ta tudo muito pior e mais descarado, mas no fim não era tão diferente no passado...
Desculpa se ofendi os cristãos, mas isso é verdade.
Esse aí aprendeu história da Idade Média com um professor marxista, ateu ou protestante. Dá até preguiça de rebater alegação por alegação, incrível como eu lia e antevia o que era dito. Bacana é que eu também era extremamente anticatólico, sem ler um livro a respeito. Deve ser a idade.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)