14-05-2016, 04:55 PM
(14-05-2016, 03:02 PM)Cristiano Ronaldo Escreveu:(14-05-2016, 02:56 PM)Roald Amundsen Escreveu: Um estado socialista se sustenta com banqueiros internacionais.
Disserte sobre isto.
O nome disso é capitalismo de estado. Não é nem genuinamente um livre mercado, nem comunismo. Existe um pouco de iniciativa privada, mas esta está protegida por regras de mercado absurdas, diminuindo e em alguns casos, eliminando totalmente concorrências. Assim cria-se cartéis, monopólios e etc. Essa regulamentações que sao favoráveis a determinados donos de empresa, sao aprovadas pelos politicos, via incentivos fiscais. Os bancos/ banqueiros entram nessa esquema. Quando o governo estoura seu orçamento, os bancos criam dinheiro do nada (moeda fiduciária) para resgata-lo. Quando os bancos quebram, o estado aumenta taxa de juros, e faz com que o BC crie mais dinheiro para cobrir os prejuízos dos irresponsáveis dos banqueiros. Ato continuo, isso destrói a moeda, e prejudica as pessoas no final da piramide, diga-se o contribuinte. Quando ambos quebram, como ocorreu em 2008 nos EUA, quem tem que arcar com as dividas, é o povo, trabalhando mais, produzindo mais, com o dinheiro valendo menos. Isso é o que acontece agora no BR.
Os capitalistas banqueiros financiam campanhas dos políticos, estes quando entram no governo, fazem regulamentações e demais jogadas para favorecer seus amigos capitalistas e destruir concorrência. Assim, uma mão lava outra e ambos, com suas famílias, se mantém no poder eternamente. Vejam que todos politicos de alto escalão hj, tiveram, tem parentes que também foram politicos de alto escalão. E antes disso, "capitalistas".
Para o povo, é vendia a ideia de livre mercado, que o estado só regulamenta o necessário, mas nao é bem isso. Essa regulamentação, nos moldes como é feita, acaba prejudicando mais que ajudando os mais fudidos.
Esse tipo de esquema só é possivel em estados semi comunistas, como é o caso do Heuezil. Num Laissez-faire, a concorrência destruiria esses cartéis e monopólio, pois os capitalistas não teriam como controlar o vontade dos consumidores, pois aqui o que conta, seria o melhor preço, o melhor custo benefício para o momento. Num comunismo genuíno, essa pequena parte de capitalismo nao existe, tudo é do estado, e ao longo do tempo, tudo se deteriora e vira em nada.
Ou seja, o capitalismo de estado apesar de ser um sistema muito ruim, é sustentável ao longo do tempo, pois consegue utilizar a força de trabalho para gerar lucros via empresas/produtor, uma ínfima parte, apenas suficiente para mente-los trabalhando, vai para os produtores, dando a impressão nestes de estarem vivendo em um estado capitalista.
O panorama das coisas é basicamente este, mas tem muitos detalhes que deveriam ser comentados. Eu só deu uma explanada geral.