13-08-2012, 08:02 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-08-2012, 09:14 AM por Búfalo.)
Como Ludwig von Mises disse, o homem busca aliviar o seu desconforto. O incentivo que impele o homem à ação é sempre algum desconforto. Devido à escassez (a natureza não fornece tudo ao homem), o agente homem teve de utilizar o principal instrumento que lhe foi concedido pela natureza — a razão — para processar os recursos da natureza, poupando, criando, inovando, transformando, etc. para aliviar o desconforto. Hoje, o desconforto é menor do que há 200 atrás (isso porque a acumulação de capital e os bens de capital é maior), mas ainda há muito desconforto, por exemplo, há muitas curas a serem descobertas...
Como eu (eu não, o Mises) disse, o objetivo de toda ação é aliviar o desconforto. Mises disse: "O que faz alguém sentir-se desconfortável, ou menos desconfortável, é estabelecido a partir de critérios decorrentes de sua própria vontade e julgamento, de sua avaliação pessoal e subjetiva" (Capítulo I de Ação Humana). Ou seja, existem homens que vão viver no mato e que se sentem perfeitamente felizes vivendo assim. Todavia, é verdade que, para a grande maioria das pessoas, uma vida assim parece insuportável.
É por isso que é importante o desapego. Quando você se apega a uma mulher, isso quer dizer que apenas aquela mulher alivia o seu desconforto. Isto que é apego, e isso é muito ruim.
Como eu (eu não, o Mises) disse, o objetivo de toda ação é aliviar o desconforto. Mises disse: "O que faz alguém sentir-se desconfortável, ou menos desconfortável, é estabelecido a partir de critérios decorrentes de sua própria vontade e julgamento, de sua avaliação pessoal e subjetiva" (Capítulo I de Ação Humana). Ou seja, existem homens que vão viver no mato e que se sentem perfeitamente felizes vivendo assim. Todavia, é verdade que, para a grande maioria das pessoas, uma vida assim parece insuportável.
É por isso que é importante o desapego. Quando você se apega a uma mulher, isso quer dizer que apenas aquela mulher alivia o seu desconforto. Isto que é apego, e isso é muito ruim.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)