05-04-2016, 05:26 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-04-2016, 04:58 PM por Saoshyant.)
(04-04-2016, 10:31 PM)Baralho Escreveu: Tema importante e bem pertinente com o momento atual da nação!Sou do nordeste também. O que percebo aqui - e que deve acontecer em todo o Brasil e em todo o mundo - é que a indústria cultural pós-moderna chegou, trabalhou e se fixou com força. Ora, a maior parte das pessoas, principalmente as jovens, sequer sabem o que é a cosmovisão pós-modernista e o que é a indústria cultural, mas estão sendo influenciadas diretamente por essas coisas.
Morando em uma capital nordestina, como o criador do Tópico, é tenso constatar o avanço do fenômeno "nem-nem" (em idade escolar sem trabalhar ou estudar) entre a juventude brasileira, e em especial, no nordeste.
Não por acaso, é nessa região onde estão os estados onde se verifica maior índice de desemprego e sub-emprego do país, o que aumenta a insegurança nas grandes capitais e afugenta o investimento privado;
Isso, aliado ao fato de que hoje virou moda dizer que é "bonito" ser do morro (ou da "comunidade") e exaltar a "diversidade cultural" (quando o que é de fato, a aceitação da desigualdade material, sem promover uma superação dessas barreiras) não deixa uma perspectiva muito favorável em termos de país.
Não será surpresa se essa recessão econômica durar um tempo bem maior do que se está noticiando.
Desde cedo sempre fui muito observador, mas com a Filosofia da Real eu comecei a desenvolver esse meu senso de observação e consequentemente aprendi a habilidade de reconhecer padrões comportamentais. Isso me ajuda muito em minhas análises e até mesmo no meu dia-dia. É lógico que as vezes cometo alguns erros ao julgar precipitadamente alguns casos ou fazer algumas generalizações indevidas inconscientemente, mas no total essa habilidade me faz reconhecer que o perfil da maior parte das pessoas atuais, principalmente as mais jovens- independente da classe social, religião ou cor -consiste em um perfil hedonista, materialista, viciado em adrenalina, vitimado pelo tédio, vazio existencialmente, imediatista e pragmático.
Essas pessoas querem ser aquilo que nunca seriam querem ter aquilo que nunca teriam. A glamourização do materialismo e a fertichização do carpem die faz com que elas se iludam e caiam nos braços da ilusão (Matrix). Esses seres acabam se preocupando apenas com o aqui e agora, por conta da falta de fé na eternidade - fé essa que sustenta os valores morais - e para preencher o vazio causado por essa falta de fe recorrem ao materialismo e seus derivados.
Por isso o que mais se ver são moças e rapazes materialistas e vazios existencialmente, que só pensam em "curtir cada momento" e ostentar o máximo possível.
“Faze da sabedoria a tua provisão para a viagem desde a juventude até a velhice, pois ela merece mais confiança que todos os outros bens.”
- Bias de Priene
- Bias de Priene

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)