17-02-2016, 10:52 PM
Por Hugo Teixeira, SENHODOMERCADO.COM.BR
Citar:O Desempregado Que Queria Viver da Bolsa de Valores
Tragédia!!!
Moridisclêidívison perdeu o emprego numa empresa de limpeza de cotonetes!
E agora, o que ele vai fazer para sustentar a sua família?
O que ele vai fazer para conseguir dinheiro?
Investir na bolsa de valores!
Yeeeey!!!
Sucesso!!!!
Todos os problemas do Moridisclêidívison serão resolvidos!
Em questão de semanas ele terá uma nova renda que crescerá cada dia mais em rumo não apenas à uma vida confortável mas sim, à riqueza e à realização de todos os seus sonhos!!!!!!
Sagaz?
Sagaz!!!!
Interessante?
Super interessante!!
Verdadeiro??
Claro!!!
…que não!!!!
É o seguinte:
Esse será um dos posts mais tristes e deprimentes de toda a história do Senhor Mercado, também porque ele vai acabar com os sonhos de muitas pessoas.
E eu não tô nem aí
‘-‘
Sério, o que eu vou falar será apenas para te proteger.
Enfim…
Estamos numa crise econômica gigante que não dá muitos sinais de que vai passar tão cedo.
Não vou ficar falando de política aqui porque isso não seria construtivo, mas o que devemos saber é que vagas de emprego então indo para o saco, pessoas então encontrando o olho da rua e o clima é de apreensão.
Agora, quando uma pessoa normal perde o emprego, ela provavelmente vai usar o seguro desemprego até encontrar um novo emprego… numa situação normal é o que acontece, mas não estamos numa situação normal e por isso, a parte do “encontrar um novo emprego” pode demorar um pouco mais do que o esperado.
Ou seja, o cara vai pra rua e começa a procurar, não encontra, começa a ficar com medo, procura mais, não acha, fica com mais e mais medo até que surge uma ideia louca em sua cabeça:
“Hmmm, talvez eu não precise de um emprego… talvez existam alternativas!”
Aí o indivíduo, habitante ou não da Terra, faz uma pesquisa e encontra tais alternativas:
Freelas online;
Marketing digital;
Importação de produtos;
E é claro…
Investir na bolsa de valores.
“Eureka!
Já sei o que fazer!”
E sim, no começo tais alternativas dão uma injeção de ânimo em qualquer um porque apesar do cara continuar sem emprego e renda, agora pelo menos ele tem esperança e energia para continuar tentando.
É como se um novo mundo de aventuras (onde o perigo é bem maior) se abrisse diante de seus olhos.
O problema é que…
Bem, vamos ser realistas…
A não ser que você tenha alguma habilidade gráfica ou algo assim, será difícil encontrar algum tipo de freela para fazer que vai te dar uma renda decente.
Nem vamos falar de importação porque com o dólar a 4 reais, acaba compensando comprar muitas coisas aqui mesmo na Bananalândia, mesmo com todos os impostos.
Já o marketing digital requer muito tempo de estudo e muita tentativa e erro, ou seja, a pessoa gastaria um tempo precioso em algo que provavelmente vai funcionar, mas não tão cedo quanto o necessário.
E adivinha?
Esse é o mesmo problema da bolsa de valores.
Se o cara quer aprender a investir, ele vai gastar tempo e dinheiro lendo livros, fazendo cursos, estudando e sofrendo na tentativa e erro…
E pior!
Em um mercado tão fraco como o nosso (vou falar dele no próximo post), a chance do pobre infeliz ganhar dinheiro mesmo fazendo tudo corretamente é pequena, ainda mais se tratando de um iniciante.
E também tem o fator “dinheiro”.
Para investir na bolsa você pode ter pouco dinheiro, até com 100 reais dá pra começar.
Mas para viver da bolsa e usar a renda como uma espécie de salário você precisa de muito dinh… você precisa de um capital decente.
E não, mil reais não é decente.
Estou falando mais por volta de 250 mil reais sendo muuuuuuuuuuuito bonzinho… e apenas para traders experientes, não pessoas desesperadas que PRECISAM IMEDIATAMENTE de um nova renda ou irão à falência AT ANY MOMENT!
Como assim, pessoas desesperadas?
Bem…
Existe um outro problema porque a bolsa é uma área extremamente emocional.
Se o seu emocional não estiver 100% perfeito, a chance de você cometer qualquer um dos erros típicos de traders (e explodir no final) é enorme.
Em um mar de erros, alguns dos mais comuns são:
Não usar ordens stop loss (ou até usar mas cancelar tudo depois por monguisse) e assistir ao seu capital desaparecer diante dos seus olhos;
Ficar com raiva do mercado por ter sido stopado e resolver se “vingar” de alguma ação perdedora fazendo um trade gigante (e perdedor);
Tentar operar diversos sistemas e estratégias ao mesmo tempo… ou um atrás do outro, sem dar chance para nenhum deles funcionar;
Não usar position sizing e/ou decidir quanto investir em um ativo baseando-se no seu chutômetro baseado numa experiência que você não tem.
Enfim…
Como você pode ver, toda a situação de estar desempregado pode jogar a pessoa, ou no caso, o nosso amigo Moridisclêidívison, em uma situação na qual nada de bom poderá sair.
Isso porque ele não vai ter tempo para aprender tudo até que o dinheiro acabe, dinheiro que provavelmente não seria o suficiente nem para um trader experiente sobreviver e que vai desaparecer enquanto poderia ter sido usado para que ele pague suas contas e tenha mais tempo para procurar um emprego.
Se o cara tiver uma família então… a pressão vai ser ENORME!!!!!
O cara VAI PERDER DINHEIRO!!!
Ele vai falir!!
Aí, ao invés de “apenas” não ter emprego, ele vai continuar sem emprego, não terá mais suas economias (ou pelo menos uma boa parte delas) e ainda estará completamente desmoralizado e com a auto-estima tão baixa que o deixará com menos forças para procurar um novo trabalho.
Óbvio.
Eu sei que acontece.
Às vezes a coisa funciona bem.
De vez em nunca, um cara de algum lugar aí que está na mesma situação pode conseguir viver da bolsa, se livrar dos problemas e ficar rico e comprar uma Ferrari.
Novamente, precisamos ser realistas.
Esse tipo de coisa acontece.
Não vou negar.
Mas só acontece com uma pessoa a cada um milhão, ou 100 mil, não tenho como saber os números exatos mas eu sei que se trata de algo EXTREMAMENTE IMPROVÁVEL.
Você que está nessa situação pode tentar, pode se esforçar e talvez você consiga se dar bem na bolsa de valores mesmo tendo tudo contra você, mas acredite, se você ir contra estatísticas tão fortes, você tende a perder.
Vale lembrar que o que você aprende nos filmes não é real e que na vida real, se um boxeador n00b como o Rocky Balboa lutasse com um campeão como o Apollo Creed, ele teria sido destruído… ou melhor, DESTRUÍDO pelo campeão.
Um trader n00b, sem dinheiro, sob pressão emocional contra o mercado então?
Bem, não tenho nem o que comentar direito.
Então não, não vai dar certo.
Pode dar certo?
Pode.
Mas as chances são ridiculamente baixas.
Mas agora que disse para sermos realistas, vamos ser um pouco mais.
Pergunta:
Que tipo de trader tende a ter sucesso vivendo dos mercados financeiros?
Bem, desde 2008 quando eu comecei este blog eu vi de tudo, gente de todos os tipos, mas o “clichê” do trader de sucesso é o cara que tem um emprego estável, que vai acumulando capital aos poucos, vai estudando aos poucos e também investindo aos poucos até ter retornos consistentes.
Note que apesar dos retornos consistentes, ele continua no emprego dele.
Ele não é tonto, ele sabe que os mercados são arriscados!
Porém, quando esses retornos ficam maiores e talvez mais consistentes, aí ele começa a pensar aos poucos em largar o emprego para viver da bolsa.
Mais uma vez, AOS POUCOS.
Um cara nessa situação tem um emprego, tem suas economias e já tem um histórico vencedor na bolsa de valores, ou seja, apesar disso tudo ele vai tomar cuidado para trocar de profissão e ficar apenas com os mercados, em outras palavras, ele tem tudo a seu favor, inclusive o seu emocional, porque ele não tem pressões financeiras imediatas porque ele já está empregado.
Ou seja, é tudo feito de forma LENTA e gradual, aos pouquinhos e sem pressão.
Claro que ele pode estar de saco cheio do trabalho, com raiva do chefe ou qualquer outra coisa do tipo mas ainda assim ele vai na boa, sem aquela ânsia de “vou operar agora senão eu não vou ter dinheiro e tem que funcionar e se não funcionar fudeu e aí eu tô mega ultra fodido no meu orifício anal e vou perder tudo e virar bandido e aí vou pra cadeia e aí eu estarei ainda mais fodido no meu orifício anal”.
Entendeu?
Pra funcionar, é devagar.
Bem devagar.
Pode ser rápido?
Pode.
Mas não conte com isso.
Sendo assim, qual conclusão podemos disso tudo?
Simples!
A bolsa é um lugar perigoso para n00bs, ainda mais para n00bs sem dinheiro desesperados por uma renda extra e que tem a pressão de fazerem a coisa funcionar tipo ontem.
Logo, se você está nessa posição difícil, sem encontrar trabalho e pior, sem tempo porque o dinheiro está acabando… meu conselho para você é:
Sinto muito, eu não tenho a mínima ideia.
Talvez continuar procurando um emprego?
Não saberia dizer.
O que eu sei dizer é que com a bolsa as coisas podem piorar muito, mas muito mais.
No futuro?
Quando você tiver renda?
Quando tiver economias e nenhuma pressão?
Aí seja bem vindo e vamos tentar fazer isso funcionar, ainda mais porque suas chances serão altas.
Mas agora?
Esqueça.
Sério.
‘-‘

![[Imagem: desempregado-bolsa-drevil.jpg]](http://www.senhormercado.com.br/wp-content/uploads/desempregado-bolsa-drevil.jpg)
![[Imagem: desempregado-bolsa-bob.jpg]](http://www.senhormercado.com.br/wp-content/uploads/desempregado-bolsa-bob.jpg)
![[Imagem: desempregado-bolsa-kocoum.gif]](http://www.senhormercado.com.br/wp-content/uploads/desempregado-bolsa-kocoum.gif)
![[Imagem: desempregado-bolsa-fry.jpg]](http://www.senhormercado.com.br/wp-content/uploads/desempregado-bolsa-fry.jpg)
![[Imagem: desempregado-bolsa-rocky.jpg]](http://www.senhormercado.com.br/wp-content/uploads/desempregado-bolsa-rocky.jpg)
![[Imagem: desempregado-bolsa-rocky2.jpg]](http://www.senhormercado.com.br/wp-content/uploads/desempregado-bolsa-rocky2.jpg)
![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)