10-02-2016, 07:36 PM
(10-02-2016, 06:25 PM)Monarca Escreveu:Tenho um perfil introspectivo, e sempre tive poucos amigos e uma vida social insignificante; ficava envergonhado (vermelho) até para cumprimentar as pessoas e quando falavam de mim na sala de aula ou outros lugares, seja positiva ou negativamente.
As coisas começaram a mudar hoje. Peguei alguns bombons, coloquei em uma bolsa térmica e fui vender no centro da cidade. Ofereci para muitas pessoas, mesmo que elas estivessem conversando em roda, dentro de lojas (ofereci para vendedores), esperando ônibus, mexendo no celular, comendo, etc. O perfil analítico e controlador foi complementado hoje com o perfil "indutor", simpático, que olha nos olhos das pessoas, sorri, deseja um bom dia e, ela comprando ou não, diz muito obrigado.
O melhor jeito de perder a timidez é perdendo o orgulho. Pensa errado quem afirma que para isso é necessário se expor ao ridículo; muito pelo contrário, deve fazer alguma atividade que o obrigue a se socializar. Algo novo, como o que fiz: hoje você só vai almoçar depois de oferecer para x pessoas. Eu ofereci para 2x, recebi 196 nãos e apenas 4 sims. Vendi muito pouco, lucrei apenas R$ 2,80, mas essa experiência trouxe uma potência de ação sem igual. Uma parcela considerada das minhas experiências sociais, das quais eu me esquivava, hoje não se mostram tão "amedrontadoras". Tenho ainda no que evoluir: vendas, relacionamentos, networking, etc., mas tirei a venda do medo que cobria os meus olhos, o medo da reação das pessoas quando eu abordá-las e 'do que elas vão pensar de mim'.
Mude, porque você não tem nada a perder além do orgulho que sente pela sua própria ignorância e fantasia. Só o que está morto não muda.
Também quero assumir alguma posição análoga a vendas.
Se alguém da área do Direito tiver alguma sugestão, vamos conversar.