07-02-2016, 07:50 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-02-2016, 07:51 PM por Gekko.)
(07-02-2016, 07:36 PM)Mr. L Escreveu:(07-02-2016, 02:25 PM)Gekko Escreveu:(07-02-2016, 02:05 AM)Mr. L Escreveu: Sobre investimentos em ações, qual o pensamento mais correto:
Investir para obter uma renda ou investir para aumentar o patrimônio?
Ambas as formas de pensar estão corretas e se complementam. O que está errado é pensar em rentabilidade ao investir em ações. O pensamento correto é justamente acumular patrimônio que gere renda.
Entendi,
sobre os dividendos:
vocês reinvestem?
Eu reinvisto 100% deles. Não tenho motivos para gastá-los agora. Mas não reinvisto necessariamente na mesma empresa que os pagou. Depende muito de como está a minha alocação. Tipo, vamos supor que eu invisto em Cielo, Tractebel e Ultrapar (são apenas exemplos) e quero manter cada uma com 33,3% da carteira. Ocorre que por um motivo ou outro, Cielo está subindo mais que as outras. Supondo que as três continuem com bons balanços, mas mesmo assim Cielo subiu tanto que está com 50%, Tractebel com 20% e Ultrapar com 30%. Daí o que eu vou fazer? Pego o meu aporte mensal, mais os dividendos das três, e compro mais ações da Tractebel. Quando a mesma ultrapassar a Ultrapar, vou comprando Ultrapar. E faço isso até que a alocação volte a 33,3% para cada. Na prática, esse equilíbrio perfeito dificilmente ocorre, principalmente em uma carteira pequena e com muitas ações. O exemplo com apenas 3 é apenas didático. É bom ter pelo menos umas 8. E o peso delas também não precisa ser idêntico. Você pode ter 10 ações e o peso de uma ser 5% e outra ter 15% de peso. Isso vai de cada um, baseado nos seus critérios. De repente tem uma empresa que vem apresentando bons números, mas não é uma empresa muito antiga, tem poucos anos de balanço publicado e você pode se sentir mais confortável em colocar mais grana em uma empresa que tem um pouco mais de história, por exemplo.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)