25-07-2012, 04:12 AM
(11-07-2012, 07:53 PM)Mestre Laveley Escreveu: Mises sempre vai defender que a intervenção estatal é o problema de tudo.
Ele era um liberal fundamentalista, e como todo bom liberal, arrajara explicações até de como o estado intervencionista fez com que sua unha quebrasse.
No mais, concordo com o artigo explicitado. A verdadeira razão da queda do império romano é justamente a deturpação dos valores morais e éticos da sociedade. As instituições tornaram-se corrompidas (principalmente a família e o estado corrupto).
A partir disto a instituição mais importante em uma época pré-capitalista, o exército, também se torna fragilizado. Com um exército fragilizado, todo o império cai, pq naquela época quem dava as cartas na mesa era, no fim, quem tinha o melhor exército.
O Mises não era "liberal fundamentalista"...tudo o que ele escreveu foi constatação científica. Ou vai negar que o que derrubou o Império Romano foi a inflação e o controle de preços???
Ademais, a deturpação dos valores morais foi consequencia da intervenção estatal...sabe aquela política de "pão e circo"???Pois é...