06-01-2016, 07:12 PM
Uma estratégia que vou adotar esse ano é ter uma carteira enxuta de FIIs. Penso em ter no máximo 7 fundos elencados. Facilita novos aportes, e facilita a gerência do portfólio como um todo. Como o meu carro-chefe continuará sendo a Renda Fixa por um bom tempo ainda, vou usar o lema "menos é mais" para a Renda Variável.
Por isso, vou finalizar posições em papéis. Um deles é o FAED11B. Excelente fundo, mas o irmão dele, o AEFI11, está performando melhor. Como eu tenho os dois na carteira, não faz sentido essa redundância. Vendi todas as minhas cotas de FAED11B, e apliquei a maior parte do dinheiro em AEFI11, e uma menor parte em BBPO11. Essa operação aumentou o yeld médio da carteira também.
No momento, os fundos que fazem parte da minha carteira são: AEFI, BBPO, EDGA, HGLG, NSLU, RNGO, SDIL, e XTED. Pretendo eliminar mais dois - provavelmente serão EDGA ou XTED, e SDIL ou HGLG - e adicionar mais um a escolher ainda.
Não pretendo também comprar fundos com valor da cota muito alto. Por exemplo, HGLG custa quase 1000,00 (mil reais), o que dificulta novos aportes. Cotas com valor baixo são uma mão na roda quando surgem promoções, então, vou dar preferência a fundos cujo valor da cota não ultrapasse 200,00 (duzentos reais).
Vamos ver como essa estratégia vai se comportar durante o ano...
Por isso, vou finalizar posições em papéis. Um deles é o FAED11B. Excelente fundo, mas o irmão dele, o AEFI11, está performando melhor. Como eu tenho os dois na carteira, não faz sentido essa redundância. Vendi todas as minhas cotas de FAED11B, e apliquei a maior parte do dinheiro em AEFI11, e uma menor parte em BBPO11. Essa operação aumentou o yeld médio da carteira também.
No momento, os fundos que fazem parte da minha carteira são: AEFI, BBPO, EDGA, HGLG, NSLU, RNGO, SDIL, e XTED. Pretendo eliminar mais dois - provavelmente serão EDGA ou XTED, e SDIL ou HGLG - e adicionar mais um a escolher ainda.
Não pretendo também comprar fundos com valor da cota muito alto. Por exemplo, HGLG custa quase 1000,00 (mil reais), o que dificulta novos aportes. Cotas com valor baixo são uma mão na roda quando surgem promoções, então, vou dar preferência a fundos cujo valor da cota não ultrapasse 200,00 (duzentos reais).
Vamos ver como essa estratégia vai se comportar durante o ano...

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)

