19-12-2015, 03:07 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-12-2015, 05:27 PM por Montini.)
(16-12-2015, 10:10 PM)Odysseus Escreveu: Na verdade Brasil estava em 74º e , apesar da melhora na nota, perdeu uma posição para o Sri Lanka. A mudança, portanto, não é grande assim de um ano pra outro.
Eu votei na enquete, colocando a educação, corrupção e falta de vontade como os fatores relacionados indiretamente a esse entrave. Vale ressaltar que o que segurou agora em 2015 precisamente foi a redução da renda média, com uns míseros pontos e isso porque a crise nem chegou a afetar o relatório. Esperamos pra ver 2016 e 2017.
Acho que o que realmente vale nesse ranking é a comparação, tal país subiu enquanto tal desceu (como esse caso citado Sri Lanka x Brasil), mas não dá pra tirar conclusões precisas já que ele está de olho em números. O Brasil tem problemas gigantescos na educação, na saúde e na economia, mas ainda assim avança nos números.
Então acho conveniente associar este relatório com outros, como o IPC (Índice de Percepção de Corrupção), um dos tópicos colocado na enquete:
http://blogs.infobae.com/open-data/files...undial.jpg
Neste, o Brasil está em 69º dos 174 países pesquisados, junto com Macedônia e África do Sul, logo atrás da Arábia Saudita, Romenia e Kuwait. Nossos hermanos estão em 102º; por outro lado Chile e Uruguai figuram em 20º. Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia figuram no pódio.
O relatório da Times Higher Education, o Ranking Mundial de Universidades 2016, para termos nossa de qual bem vai nossa educação, traz:
Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil não tem nenhuma universidade entre as 200 melhores do mundo. A USP, a nossa maior, figura lá pela casa das 251~300 posições. No ano passado estava no bloco de 201º a 225º lugares. Ainda assim é a universidade com melhor desempenho da América Latina. [i]Lembremos que a USP estevem em 158º no ano de 2012, a melhor posição. Depois a UNICAMP em 351~400, que caiu da faixa de 301º a 350º lugares, onde aparecia por dois anos consecutivos. No total, temos 18 universidades entre as 800.
O ranking avalia o desempenho dos estudantes e a produção acadêmica nas áreas de engenharia e tecnologia, artes e humanidades, ciências da vida, saúde, física e ciências sociais. Considera ainda pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional, além do ambiente de ensino. Portanto, é um dos maiores relatórios talvez o melhor sobre os rankings de universidades. Acessem o site para terem maiores informações e outros dados (pesquisa, transferência, internacionalização).
A título de informação, os EUA continua no topo: tem 6 das 10 e 14 das 20 maiores.
Outras informações, retirados do relatório econômico da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Econômico, OCDE):
A expectativa, na minha opinião, para 2016 e 2017 é de uma queda de cerca de duas a três posições.
O Brasil até tem avançado, mesmo que lentamente. Entretanto os países tem avançado três vezes mais, se compararmos. A Arábia Saudita por exemplo, tinha um IDH de 0,600 se não me engano, décadas atrás. Hoje está entre os 70 primeiros, tranquilamente.
Odysseus, muito boa essa comparação do Índice de Percepção de Corrupção. Eu acho que isso só prova o que eu conclui nesse IDH. Se você analisar os países que estão no topo do IDH verá que a maioria deles tem o menor índice de corrupção.
Essas imagens, com seus respectivos gráficos incluem vários fatores. Influencia diretamente o PIB do nosso país, influenciam os investimentos, pois, se não há uma boa relação com os países emergentes e desenvolvimentos em prol da economia global, dificilmente receberá bons investimentos.
Obrigado pelas informações, Odysseus. Foram de grande informação para o tópico.