11-12-2015, 09:11 AM
Eu, particularmente gostei muito do tópico. Aliás, já entrando no assunto central do tópico, acredito que o mesmo tenha de ser feito com leitura minuciosa para entendê-lo.
Existe uma máxima que é:
Aquilo que nós focalizamos se expande!
Basicamente e obviamente, quando você dá o foco central a algo, consequentemente o expandirá. Porém, o que acontece é que o que está ao redor, não é visto mais.
Esse exemplo se encaixa, acredito eu, com o que o autor do tópico diz com:
Fundamentando meu comentário acerca do tema, acredito que há um leve resquício de empatia coletiva, sendo ela oculta internamente dentro da nossa mente quanto a isso. Pois nota-se que não nos preocupamos em saber o que as outras pessoas acharam.
Sendo mais específico um caso que acontece todos os dias: O término de namoro.
O motivo do término é sempre visto do ponto de vista individual.
Respostas como:
É raro encontramos uma explicação consensual como:
Concluindo, o que temos que fazer é o inverso. Em vez de nos colocarmos na primeira pessoa ao analisar uma situação, é prudente ver a situação como um panorama, nos incluindo na análise sim, porém, não nos focalizando.
Existe uma máxima que é:
Aquilo que nós focalizamos se expande!
Basicamente e obviamente, quando você dá o foco central a algo, consequentemente o expandirá. Porém, o que acontece é que o que está ao redor, não é visto mais.
Esse exemplo se encaixa, acredito eu, com o que o autor do tópico diz com:
Isto é, quando você focaliza a situação.
(10-12-2015, 09:03 PM)Monarca Escreveu: ao invés de "Onde nós terminamos e como foi que nós chegamos aí?".
E quando você focaliza em algo, a citação acima passa despercebida.
Fundamentando meu comentário acerca do tema, acredito que há um leve resquício de empatia coletiva, sendo ela oculta internamente dentro da nossa mente quanto a isso. Pois nota-se que não nos preocupamos em saber o que as outras pessoas acharam.
Sendo mais específico um caso que acontece todos os dias: O término de namoro.
O motivo do término é sempre visto do ponto de vista individual.
Respostas como:
Citar:Ela era ciumenta
Ela não me respeitava
Ela era louca
Ela não quis me dar.
É raro encontramos uma explicação consensual como:
Citar:Nós sentamos, analisamos o nosso namoro e decidimos terminar pelo fato de que não havia contribuição por reciprocidade.
Concluindo, o que temos que fazer é o inverso. Em vez de nos colocarmos na primeira pessoa ao analisar uma situação, é prudente ver a situação como um panorama, nos incluindo na análise sim, porém, não nos focalizando.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)