• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Direito - A carreira juridica no Brasil
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Direito - A carreira juridica no Brasil
Offline Remy LeBeau
Livre-pensador.
Tópicos: 4
Curtido: 81 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 14
20-11-2015, 03:09 PM
(20-11-2015, 09:42 AM)John Escreveu: Muito pertinente, Chanceler.

Essa questão de se ter um plano B é fundamental. Mesmo se estudar para concurso, estar aberto para oportunidades de advogar em meio período ou de fazer um mestrado para possivelmente dar aulas são possibilidades.

O que me deixa um pouco "puto" é essa questão de networking. Simplesmente não sei faze-lo, nem jogar o "Jogo" social envolvido, e acho que principalmente, não tenho "saco" nem paciência para tais atividades. Talvez isso seja algo em que eu deva trabalhar.
Ao mesmo tempo que me enoja, me deixa desanimado, essa é a realidade, não tem como fugir.

Grato, confrade!

Aprendi que fazer networking com professor é igual jogar xadrez, é estudo e estratégia. Primeiro você identifica quem são os professores, o que fazem, que áreas atuam e algumas posições pessoais. Na sequência observa como eles agem em grupo, o que costumam conversar e o que lhes interessa.

A maioria peca porque acha que tem que fazer amizade e ficar pagando pau, e a coisa não é por aí. Todo mundo é zoeiro, e gosta de uma risadinha, mas na hora que envolve trampo, o pessoal corre atrás de quem manja e de quem tem competência.

A melhor abordagem é se diferenciar destes tipos. Não precisa pagar pau, dá para fazer amizade conversando numa boa, sem "grudar" no cara, ou ficar afrontando tentando demonstrar que manja da matéria.
Acredite, um trabalho muito bem feito, uma conversa técnica e inteligente, uma prova excelente e uma apresentação impecável contam muito mais, e marcam a cabeça do cara, do que sair com os pulhas e tomar umas beras.

Com calma e confiança, você começa abordá-lo quanto a estágios de gradução e pós. As vezes cola, pode ser que ele esteja precisando (Uma dica é conhecer alguém que tenha contato com este professor, como um colega que seja mais próximo dele, ou que já trabalhe com o mestre e te solte informações de lá de dentro). Se o cara estiver precisando, costuma dar certo, se a vaga já estiver preenchida, e você já tiver conquistado a confiança dele, normalmente te indicam para outros locais e conhecidos, e aqui tu ganha acesso a rede de profissionais dele, depois é só correr pro abraço e ampliar a sua rede exponencialmente.

Outro ponto importante é que mesmo que a abordagem não dê certo, use o professor como um contato profissional, uma referência. Por exemplo, a maioria dos graduandos quando vai montar currículo come bola. Colocam as experiências profissionais/pessoais e os cursos, mas esquecem de fazer as referêcias.

Quer dizer, você trabalhou em um local, saiu, e não tem ninguém de lá que tenha sobrado para atestar a sua qualidade?
Não conhece ninguém que acredite e confie em você a ponto de recomendá-lo?
Entende? Recomendação é essencial. Devemos ter alguém que possa falar bem da gente, botar a mão no fogo e recomendar nosso serviço. E claro, TAMBÉM DEVEMOS FAZER ISSO PELOS OUTROS.

Entendi a sua crítica, mas acho que você está observando isso como uma espécie de "panelinha" e politicagem. Na verdade é muito mais do que isso, pois o segredo é ser conhecido, receptivo e, principalmente, lembrado. No futuro pode ajudar, já que o seu contato poderá indicar clientes, conseguir facilitar o acesso a algum emprego ou até mesmo te empregá-lo.
Seja Pública ou Particular, os professores por mais merda que possam ser estão interessados em buscar alguns alunos bons para tocar alguns projetos, afinal todos ganham! Rola exploração? Sim, e em muitos casos, mas isso pode ser o diferencial entre sair de uma faculdade empregado ou desempregado, ou ainda descolar um estágio em pós (esse é baba).

Isso vale para qualquer área, sem sombra de dúvidas, mas para o Direito é instrumental.

(20-11-2015, 12:41 PM)itsmeoculto Escreveu: Eu trabalho meio período num trabalho lixo que deixa a minha cabeça limpa e sem stress pra estudar. Alguém já pensou nisso?

E é ridículo fazer direito e acabar não gostando de nenhuma área sendo que tem um monte. Aí não merece passar mesmo

Normalmente os estágios de 4 horas/diárias atendem esse requisito. Não pagam tão bem, mas te dão serviços mais tranquilos e repetitivos, que não exigem tanto da sua atenção, concentração e dedicação.
É bom? Bem, te abre espaço para focar em coisas relevantes, fazer trabalhos da faculdade e ainda estudar.
É ruim? Os empregadores vão dar uma baixa remuneração e o teu aprendizado será baixo, já que vai desempenhar os serviços que na gíria chamam de "peão".

O curso de Direito tem muita gente assim, é normal. Existe muito estigma social neste curso, muitos "optam" por essa área por pressão familiar ou uma falsa percepção de prestígio. Outros ingressam na área porque querem fugir das exatas, achando que irão ficar ricos aqui facilmente.

Eu mesmo estudei com uma quantidade absurda de retardados e retardadas, os piores tipos imagináveis. Gente que cheirava cocaína no banheiro da faculdade e ia em ação social para órfãos palestrar sobre os riscos do uso de drogas; bem como os vagabundos e vagabundas que ficavam de putaria com os professores por todo o curso.
É impressionante, mas a impressão que eu tenho do curso do Direito é que ele é um imã para esse tipo de gente, todo tipo de merda acontece nele. facepalm:
[+]
  •
Procurar
Responder

Mensagem neste Tópico
Direito - A carreira juridica no Brasil - por John - 27-07-2015, 12:43 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por John - 21-11-2017, 07:56 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Astuto - 21-11-2017, 10:39 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por John - 01-12-2017, 09:59 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por SteveMcQueen - 02-12-2017, 03:39 AM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por SapoCaco - 08-12-2017, 04:06 AM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Senna - 02-12-2017, 02:24 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Ripper - 22-01-2018, 05:02 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Senna - 22-01-2018, 05:45 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Vini1980 - 23-01-2018, 10:21 AM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Ripper - 22-01-2018, 06:40 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Senna - 22-01-2018, 11:29 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por ChrisNight - 22-01-2018, 11:39 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por SteveMcQueen - 24-01-2018, 09:49 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por SapoCaco - 30-03-2018, 06:57 AM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Marcílio - 15-06-2018, 10:49 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Trancar Direito para cursar nutrição? Não é mais do mesmo! AlexReal 12 1,664 30-03-2018, 06:50 AM
Última Mensagem: SapoCaco
Question O Peso de Suas Escolhas - Carreira CR7 1 965 11-12-2015, 09:50 AM
Última Mensagem: John
  Carreira Diplomática - Ministério das Relações Exteriores Mistério 5 1,382 10-12-2015, 05:53 AM
Última Mensagem: John
  Pensar a longo prazo na carreira Ahmir 2 1,420 11-02-2014, 12:24 AM
Última Mensagem: Hagabe
  Guia para carreira Appollo 5 6,118 13-05-2012, 07:58 PM
Última Mensagem: joker

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo