07-11-2015, 09:38 PM
(07-11-2015, 09:04 PM)Don Welzo Escreveu:(07-11-2015, 06:19 PM)John Escreveu: 6 - Encontre mentores com 30 ~ 39 anos
Essa tem que ter um pouco de sorte, na minha opinião. Nem sempre as pessoas que passam pela sua vida vão conseguir ser "mentores" seus, e sinceramente, quem se importa com você são basicamente seus familiares mais próximos e poucos amigos. Achar pessoas que estejam dispostas a contribuir, que deixem de fazer "suas coisas" para "Perder" tempo com você, e que estejam realmente sabendo do que estão falando, é muito complicado atualmente. Existem profissionais que aceitam dinheiro em troca disso né, mas achar um que vale a pena/ter condições para bancar é outro fator que complica.
Existe uma teoria de que as únicas pessoas que querem de forma sincera e cem por cento o seu sucesso são seus pais/quem te criou. Pq se você falhar, automaticamente eles acharão que falharam em algo na sua criação e se sentirão mal. Claro que existem exceções.
E falo isso sem vitimismo. Acho que existe gente bem sucedida que cresceu praticamente sozinha sim, mas o caminho foi mais árduo e longo.
Mas sim, se nos adaptarmos as dificuldades e mesmo sem ter essa tal sorte, podemos chegar lá.
Um vídeo que tem uma reflexão maneira sobre:
https://www.youtube.com/watch?v=suZgi-J6hh0
Mentores confradre, são pessoas que sabem mais que nós e que podemos aprender com eles.
Aqui na Real tem muito isso. Esses relatos todos somados a conjunto de compartilhamento de informações são de pessoas que estão oferecendo conhecimento para nós completarmos nosso maturação em termos de desenvolvimento pessoal (físico - emocional - financeiro).
Mas não só na real, em outros lugares também.
Sim, mas a espécie de mentor a qual me referi é aquele que tem uma relação mais próxima com o outro, que está presente de forma constante na vida da pessoa e que orienta de forma contínua o seu "pupilo". Não sei muito também da eficácia de se fazer isso online, na internet, mas creio que seja possível.
Mas o que você descreveu talvez se encaixe mais no termo "conselheiro ocasional".
Não que o que seja feito aqui seja algo ruim, mas os conselhos que muitos oferecem aqui{provavelmente todos com a melhor da intenções} são específicos sobre casos, ou quando consistem em sentido mais abrangente, são rasos pq é quase impossível ajudar com precisão uma pessoa após ela fornecer apenas alguns detalhes de acontecimentos, ou características sobre ela. É necessário maior contato, as vezes mais pessoal e profundo, coisa que não é possível se fazer por aqui.
Como exemplo de mentor temos um pai que te aconselha constantemente sobre os mais variados assuntos, um amigo experiente que dá opinião sobre carreira e te "guia", um irmão mais velho que te fala sobre relacionamentos e mulheres, um tio que trabalha na mesma área que você e te orienta. Pense no filme O Poderoso Chefão, o padrinho Don Corleone dá conselhos valiosos para todos os seus "afilhados", de forma pessoal e única. Esse acompanhamento, esse mentoring, é bem diferente do que acontece por aqui. Cabe ressaltar novamente que a troca que acontece na Real é muito útil e proveitosa sim, mas é diferente.