01-10-2015, 09:12 PM
(01-10-2015, 07:30 PM)Don Welzo Escreveu:(01-10-2015, 06:43 PM)John Escreveu: Quanto a questão de o foco {ou a falta de} da faculdade em concursos, concordo.
O curso deve abranger todo sistema jurídico, cabendo ao aluno se adaptar para sua formação escolhida. O bom seria se TODAS as universidades oferecessem diversas opções de cadeiras e estruturas de formação doutrinárias, e o estudante tendo a liberdade de escolher qual caminho trilhar. Mas, sabemos que a realidade é diferente. Não sou o maior entendedor do college norte-americano, mas o sistema deles é interessante, e vai um pouco por esse ponto que falei.
Vejo algumas instituições, como a FGV, se destacando em comparações as demais.
FGV, Ibmec, Puc-Rio (+-), Unisinos, IDP são os que eu conheço.
Fosse escolher um deles, escolheria o IDP (Insituto de Direito Pùblico de Gilmar Mendes). É o mais "barato", é meio esquerdista, mas eles trabalham com pensamento bastante divergente e por vezes liberal -conservador também.
Mas se alegrem senhores, porque são poucos os que realmente consegue ter um mentalidade de empreendedorismo nesses cursos. A maioria se afunda nesses esquerdismos chulé ou então por preguiça mental acham que ter sucesso na vida é passar em concursos...
Bom pra eles. Maravilhoso pra nós.
Como sou do Rio, conheço todos menos IDP.
FGV é excelência, até o processo seletivo deles é bem rigoroso, não é qualquer um que estuda lá. Obviamente tem a questão financeira.
Ibmec não conheço muito, mas parece se destacar entre as particulares sim. Só o processo seletivo que é bem tranquilo, quase nada, é só chegar e se matricular, sendo mais acessível a todos {Não querendo desmerecer a instituição}.
As duas, me parece, muito voltadas para o mercado.
PucRio tem tradição né, mas não sei como anda atualmente.
Só tenho experiência em uma universidade, então não posso falar quais são as grandes diferenças entre elas. Creio que um bom aluno se destaca em qualquer uma, porém os medianos da melhores universidades serão melhores que os medianos da piores {Pela minha lógica, e generalizando bastante}. Mas acho que é extremamente estimulante e contagiante estudar em um ambiente com um corpo docente qualificado, boa estrutura em geral, pesquisa forte e metodologia pedagógica devidamente atualizada, além da faculdade ser reconhecida nacionalmente/regionalmente, o que ainda faz uma diferença.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)