23-09-2015, 11:04 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-09-2015, 11:11 AM por C L Santos.)
(23-09-2015, 09:26 AM)Brmderati Escreveu: Interessante esta comparação que fez da alegoria de Platão.Exatamente, estou lendo um livro que diz mais ou menos isso, o mecanismo interior é algo realmente viciante analise bem:
Na minha opinião, você poderia ter saído da caverna antes de 2015. Além do mais, achei louvável quando reconheceu que o erro foi totalmente seu e de mais ninguém. Quando estamos presos, dentro da caverna, realmente não conseguimos acreditar senão naquilo que vemos a nossa frente, pois estamos totalmente presos e matrixizados pela cultura e conceitos que recebemos quando ainda somos jovens. Você analisou e julgou muito a vida dentro da caverna, ou seja, sem antes mesmo de conhecer a realidade. Que bom que encontrou a luz.
(22-09-2015, 08:33 PM)lord destroyer zx Escreveu: E hoje tenho, grande atração pelos meus problemas pessoais, pois quero resolve-los!
Confrade, citei essa resposta pois gostaria de deixar um versículo que me lembrei.
Tiago
CAP. 1
Citar:2 Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
3 Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
4 Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Se pararmos para pensar, a maioria das pessoas busca a Deus quando está passando por algum problema, ou seja, o problema nos aproxima de Deus. Então se queres ficar perto de Deus, peça problemas sempre e tenha alegria em passar por eles. Se não souber como, peça sabedoria a Deus. (vide Tiago 1:5)
Se você começa a se dar conta da Realidade nua e crua e feia que é a sua vida, sua auto-estima começa a cair, mais como temos um psiquico de defesa muito forte, nossa auto-estima somado á imaginação começam a criar mecanismos de defesa.
Um exemplo:
Uma pessoa gorda não esta em perfeita forma fisica, emocional e mental, por mais que ela saiba disso, a mente dela não quer que ela sofra com a Realidade dela, então a mente cria imaginações aonde esta tudo bem e as pessoas estão aceitando ela numa boa, e a maior evidencia que esta tudo errado na vida de uma pessoa é quando ela é otima em justificativas e desculpas! Os gordinhos sempre tem uma otima desculpa pra não emagrecerem, os impotentes na vida social sempre tem uma otima desculpa pra justificar seus fracassos sociais, ate o assassino tem uma otima desculpa pra justificar seu ato!
A desculpa e justificativa é um mecanismo de defesa aonde a pessoa cria na mente uma imaginação com imagens, cria se pensamentos com vozes, tudo isso so pra ela se sentir bem, ter algo pra acreditar que faça bem a ela e pra ela não ficar triste com a realidade dela, que na verdade ela é uma pessoa impotente, incopetente e que precisa mudar!
Mais as mudanças doem!
Mais o que muitos não se tocam que quanto mais sua realidade massacra sua mente e você se sente mal é um bom sinal!
Pois somente com a dor vem a disciplina, somente quando a pessoa se der conta que estava enganando a si mesma e que a realidade dela é decadente e carente de mudanças é que ela vai mudar de verdade!
Procure problemas que assolam sua vida, e descobrirás de fato e de verdade que existem muitos problemas ocultos porque sua mente cria uma imagem que esta tudo bem!
E claro não seja apressado em querer resolver do dia pra noite, eu fiquei 23 anos dentro de uma caverna, não da pra mudar do dia pra noite 23 anos de enormes prejuizos: financeiros, psiquicos,emocionais e fisicos mais, se eu for direto na raiz o problema central que sou eu mesmo e a minha indisciplina diante da vida é evidente que vai doer demais em mim mais, o resultado sera muito mais rapido!
A Experiência ultrapassa a Teoria!
Aquilo que não esta sobre teu controle , não deve tirar sua paz!
Aquilo que não esta sobre teu controle , não deve tirar sua paz!