18-06-2012, 07:37 AM
(17-06-2012, 05:15 PM)Dick tracy Escreveu: Gekko
Você sabe me informar quanto paga o tesouro direto por ano ou apos o titulo pago??
O investimento em tesouro direto se faz pelo banco ou tem que ir atras de uma corretora? Sabe me indicar uma bem em conta??
Os títulos do públicos vendidos no tesouro direto tem remuneração diferenciada conforme o título que você decidir comprar (NTN-B, LFT, etc.). Cada um é remunerado de uma forma. A NTN-B, por exemplo, é remunerada por uma taxa de juros (que varia sempre e é fixada no momento da compra) mais a inflação medida pelo IPCA. Se a taxa de juros para esse título estiver em 5,0%aa e o IPCA em 4,5%aa, seu retorno será de 9,5%aa, menos o imposto de renda e a taxa de administração.
O próprio site do Tesouro Direto tem essas informações.
Sobre corretoras ou bancos, todos os bancos que conheço operam com Tesouro Direto. No Banco do Brasil, por exemplo, a taxa de administração é de 0,5% ao ano e na CEF é de 0,4% ao ano. Existem corretoras que cobram menos que isso. Normalmente as corretoras de ações também trabalham com títulos públicos. Sobre te indicar alguma, serei bem sincero: eu não invisto nisso atualmente, pois o retorno, apesar de líquido e certo, é muito baixo e eu estou tendo um retorno bem melhor com ações e Fundos de Investimento Imobiliários. Mas asseguro que, comparando com as taxas de administração dos fundos de investimentos da maioria dos bancos, essas taxas de 0,5% a.a. ou menos são bem interessantes. A maioria dos fundos voltados para quem quer investir menos de R$ 50.000,00 tem taxas de aministração em torno de 2,0% a.a. A diferença pode até parecer pouca, mas lembre-se que a taxa de administração é cobrada sobre o montante e não sobre o rendimento. Na prática, se um fundo rende 10%a.a. brutos e tem uma taxa de administração de 2%a.a., no fim das contas você só ficará com 8%a.a. menos o IR.