29-07-2015, 11:54 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-07-2015, 12:03 AM por lordymaster.)
(29-07-2015, 08:49 PM)Thanatos Escreveu:Como eu disse a máquina virtual é só pra ele aprender linux, se familiarizar.(29-07-2015, 08:39 PM)Doppelgänger Escreveu:Spoiler:
Devorar qualquer Livro da O'reilly Head First (Use a cabeça) - vale mais do que 1 ano de faculdade e sai muitíssimo mais barato. Você vai aprender muito mais. Falando sério é um desperdício de dinheiro fazer faculdade mediana (uninove, unip, anhanguera, etc.).
Se for medicina, engenharia é até compreensivo, porque não é tão simples encontrar um "passo a passo" para se tornar um engenheiro e no final você precisa de uma certificação assim como médico, contador, etc...
Agora informática você só precisa saber qual área que tem interesse (infraestrutura, design, programação, hardware e afins). Descobriu o que gosta? Simples, faça um curso e certificação (Ka solution, Globalcode, Caelum, Impacta), eles sim vão te ensinar como alcançar o objetivo (mas claro que você tem que se esforçar e fazer um estudo paralelo). Faculdade é igual Wikipédia, dá apenas a definição, copiam trechos de livros bem antigos e o compilam numa apostila, sem contar aulas práticas que são bem fracas - longe do que vivemos no mercado de t.i.
No final você vai pagar mais de 20k num pedaço de papel que os recrutadores nem querem olhar. Sem contar que o RH enxerga às Uniesquinas a mesma coisa que nada e por isso optam pela prova prática.
Tem empresas que só contratam com curso superior e algumas até pagam bem por isso - mas ai vai da sorte de conseguir entrar nos 5% do mercado.
De qualquer forma não se surpreenda se ganhar R$2000,00/mês possuindo curso superior, não esqueça que você gastou R$20mil, ou seja, vai levar um tempo pra ter o retorno do "investimento" - se conseguir salário R$5k então, considere-se um sortudo do Brasil. Prepare-se também pra ser um PJ(prestador de serviço), afinal as empresas não pagam bem quando se trata de CLT.
Eu trabalho com T.I, sou analista e pretendo sair dessa área, porque não vale a pena, mas digo isso no sentido de trabalhar para setor privado, como empreendedor pode ser muito lucrativo.
Curso superior ajuda na hora de sair do país. É quase impossível conseguir um visto de trabalho pros EUA sem curso superior. E um diploma de uma uniesquina em TI vale tanto quanto o diploma de direito de uma uniesquina. Ajuda na hora de prestar concurso e olha lá.
Diploma de uma uniesquina não vai aumentar as chances de vc conseguir um bom emprego. E mesmo pra concurso público, não vai te dar conhecimento. Seu destino PROVAVELMENTE será o ser help desk ou analista de suporte de uma péssima empresa, recebendo 2 ou 3 salários mínimos e trabalhando feito um condenado
No momento eu curso sistemas de informação numa faculdade pública, mas melhorei de vida e estou tentando ir pra eng comp numa faculdade privada. Sei que a priore seria "melhor" dentar uma transferência interna, mas seria impossível conciliar meu "trabalho"(nada formal no momento) e a faculdade. Além do problema de pegar vaga em matéria do começo do curso que eu não tenho(como física 1), que tranca praticamente o resto do curso em cascata. Já pensei em eletrônica, mas aproveito mais matéria em eng comp.
(29-07-2015, 07:20 PM)lordymaster Escreveu:(29-07-2015, 06:29 PM)Thanatos Escreveu: Usa dual boot. E se quiser uma recomendação, use o Debian. O Ubuntu é bem instável e a interface é bem feia e sem possibilidade de customização. Se tratando exclusivamente de desenvolvimento, entre Linux e Windows, depende muito. Pra WEB em geral e pra Android, Linux sem dúvida é melhor tirando se vc for usar .NET.[2]
Aqui em casa, eu uso o Debian pra estudo, trabalho e pra poder ver filmes e séries sem ser incomodado por atualizações automáticas, mensagens idiotas, anti virus, etc, etc, etc. E o windows é meu video game.
-----------------------------------------------------------
EDIT : Se quiser a recomendação de um bom IDE pra Linux, o NetBeans pra Java, o QtCreator pra C++ e o Code::Blocks pra C, vai ser a melhor opção.
Usa DUAL BOOT ou uma Máquina Virtual do Debian/ Ubuntu no Windows, pra você ir aprendendo aos poucos o Linux. Talvez na faculdade você irá usar pouco o Linux, acho que só depois da disciplina de Sistemas Operacionais, vai começar programando em C e em Java e provavelmente vai ser em Ambiente Windows.
Eu particularmente pra desenvolvimento prefiro Windows, pela facilidade de alguns programas gráficos e plataformas que rodam nele.
Máquina virtual eu não recomendo. Muito lento. Se ele for usar VM só pra aprender, é uma coisa. Mas usar VM pra desenvolver... Já imaginou desenvolver pra Android assim? Que lento seria?
Quanto a fazer faculdade, eu acho válido sim, você vai ver um geralzão na facul e apartir dai depois se especializar, ou até mesmo antes, a depender do seu tempo, fora o contato humano que você tem com pesquisas, projetos e bons professores na área de TI. Quem faz o profissional no final é você mesmo vai depender da dedicação a sua carreira.