15-06-2012, 01:58 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-06-2012, 02:01 AM por Navarre.)
Citar:Golgo:
''eu te provo que existe algo acima da ciência e da lógica"
Não, você não pode provar fé. Fé é por si mesma.
A fé é um ciclo fechado que faz perfeitamente sentido dentro de limitações predefinidas por ela mesma.
Eu não posso desprovar que existe um ser inteligente que tudo vê, tudo sabe e tudo guia.
Assim como eu não posso desprovar que existe um paraíso em qualquer canto escondido do universo.
(também não posso desprovar Papai Noel e Sací Pererê)
Só posso provar o que existe, e não o que não existe.
O que eu posso fazer é limitar a minha humilde existência a apenas aceitar elementos que interferem diretamente ou indiretamente na minha existência. Chamo essa interferência de Física.
Sei que posso repetir essas interferências em ambiente controlado (laboratório) consecutivamente sempre com os mesmos resultados que posso medir. Após repetir tais experimentos em diferentes condições, defino então um padrão de interação que assumo ser verdadeiro até que outro evento surja e prove o contrário, assim somando mais evidências para aprimorar minha visão da realidade.
O que não posso fazer é aceitar algo porque "está escrito", ou porque alguém disse ser assim e ponto final.
Também não posso aceitar algo simplesmente porque tal alegoria me faria sentir-me bem por tornar-me especial ou eterno.
Eu, como indivíduo pontual, tenho medo de minha finitude e de minha insignificância perante o universo. Porém, o que não posso fazer é deixar que meus medos e conformidades pessoais ditem meu julgamento da realidade.
Eu escolhi abandonar o conforto do sistema de crenças para ver a realidade de forma mais produtiva. Sacrifiquei todos as minhas cômodas certezas para viver em dúvida eterna.
Foi a melhor escolha que fiz na minha vida.