• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Direito - A carreira juridica no Brasil
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Direito - A carreira juridica no Brasil
Offline John
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 107 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 9
27-07-2015, 07:57 PM
(27-07-2015, 06:31 PM)Phenomenon Escreveu: É bom mesmo, mas a coisa aqui anda meio feia, mesmo pra trabalhar "de graça" fica complicado pra mim.
Vou começar a fazer esses concursos pra estagio, é bom pro curriculo, o salario é bom e o horario é flexivel.

Me interesso por Constitucional, mas porque eu quis, porque os professores que tive/tenho são ruins.
Me interesso por Tributario apenas por curiosidade, não tive ainda a materia, por Administrativo pelo pouco que li e por Previdenciario.

Então até agora apenas Constitucional mesmo, o resto ainda falta muito o que estudar, não que constitucional não falte, mas vi mais constitucional do que as outras.

Civil é bom, mas extenso.
Penal não curti, estudo só pra passar, por mais que eu tente gostar... tenho sorte que o assunto pareceu melhor nesse semestre.

É assim mesmo, estamos numa fase do curso onde começamos a pegar o "grosso" das matérias, por isso mesmo é bom começar a estudar pesado agora.
Tenho sérios problemas com Processo. Tive profs medianos pra ruins, e ainda é uma matéria que me deixa muito confuso, mesmo estudando pela doutrina, sozinho. Mas pelo o que pude perceber, é essencial pra todo mundo saber Processo.

Constitucional to sem Doutrina boa, e sem grana, mas muitos aconselham aquele Esquematizado do Pedro Lenza.

Civil peguei 1 professor cascadura, exigia coisas muito específicas nas provas, repeti na matéria dele. Gostei da matéria, mas acho algumas coisas meio chatinhas, outras interessantes.

Estudo numa Federal, então aqui é meio complicado discutir com professor, ou segue a linha deles, ou reprova e faz com outro. Tem que ser meio autodidata em alguns disciplinas também...

(27-07-2015, 06:33 PM)smilodonbhz Escreveu: Formei nessa merda de Direito e sempre achei um saco. Fiz o curso como plano B caso meu salario ficasse uma bosta. Vou meter uma real nesse curso agora. A maioria das pessoas que faz direito hoje em dia não é pq gosta, mas porque quer ganhar dindin com isso. Uns querem fazer concurso para magistratura ou ministerio público. Outros, que tem pai com escritorio montado quer pegar as causas dele e ganhar muita grana. A verdade é que a maioria dos que querem fazer concurso tomam no rabo nas provas, pq são extremamente dificeis e exigem estudo ao extremo. Os que tem escritorio pronto para eles, se for um bom escritorio, acabam se dando bem. O resto vai ralar pra caralho indo e vindo ao forum pra aguentar cliente cobrando serviço e pagando quase nada.
Quanto ao curso em si, é de dar nos nervos. No brasil a constituicão e as leis mudam toda semana. Se vc começa o curso agora, quando formar já estará desatualizado. Haja saco pra estudar a mesma coisa duzentas vezes e nunca ficar atualizado. É jogar metade ou mais da vida fora. Se algum dia precisar, estudo tudo de novo para um concurso, esperando esquecer tudo no dia seguinte ao da prova, para ocupar meu cerebro com coisas que me acrescentam.

Não vou julgar, entendo seu lado. No Brasil tem uma cultura pra quem não sabe o que fazer, ou faz Direito ou faz ADM. Dois cursos em tese, fáceis, que vão lhe render um diploma se você conseguir arcar com as despesas da universidade{hoje em dia com fies e os caralho a quatro qualquer um faz faculdade} e vão te vomitar no mercado de trabalho. Vejo vários bacharéis em Direito em outras áreas, ocupando funções completamente diferentes da de um advogado.

É o que deve acontecer com essa nova "safra" de estudantes de direito, todos entrando na faculdade com a melhor das intenções, e com o passar do curso e com a realidade batendo a porta, muitos se formam pra ter um diploma e vão se aventurar por empregos por aí. Os que fizerem uma graduação decente, vão passar na OAB e daí escolher entre advogar e continuar estudando pesado pra essas provas, que realmente são extremamente difíceis, com certeza.

É por aí vai, essa é a minha visão, limitada pelas minhas pequenas experiências.
Escolhi o curso por ser o que se melhor se encaixa nas minhas pretensões, não estou aqui pra jurar amor ao Direito, eu quase fiz Publicidade, Jornalismo, Relações Internacionais, Economia, ADM, etc... E posso dizer que nessas carreiras, a coisa não está tão melhor do que aqui não. Lá só tem a opção do mercado privado, que também tá saturadíssimo, creio eu que só em algumas poucas carreiras ele está com uma demanda de profissionais alta, como Engenharia, Medicina talvez, não sei...

Sou adepto do "Find what you love e let it kill you" , mas enquanto não acho o que eu amo, continuo colocando minhas fichas{não todas} no Direito, por enquanto.

Sei lá, isso é muito pessoal, acabei falando muito, mas está tudo tão confuso que não sei por onde começar.

(27-07-2015, 06:52 PM)Piratão Escreveu:
(27-07-2015, 06:21 PM)John Escreveu: Obrigado pelas experiências e dicas galera.

Durante a graduação, vocês começaram a estagiar aonde? Escritório? Orgão público?

Primeiro órgão público, depois dois escritórios, por último órgão público.

FIzeram algo relacionado a pesquisa ou monitoria de disciplinas?

Procurei me inteirar sobre o que era, mas vi que era tanta babação de ovo de professor que me deu um certo nojo. Mas quem persiste costuma se dar bem academicamente... tem que puxar tanto saco que a mão sai peluda.

Em relação as línguas, por exemplo o inglês, qual é o nível de vocês e o que utilizam na vida jurídica?

Somente inglês, fluente. Uso bastante. Muitos clientes estrangeiros e contratos internacionais.

Quais ramos do Direito vocês mais se interessam? Penal parece agradar a muitos, pelo menos é o que eu vejo na faculdade.
Constitucional é bem interessante. Civil divide opiniões. Tributário ainda não vi, nem Societário.

Contratos, societário, marítimo, processo civil e administrativo. Foi para a onde a vida foi me empurrando.... Penal só se vc se especializar em crimes do colarinho branco ou virar defensor público. Senão, vai passar fome, ou ser ameçado o tempo todo.

Maneiro, Obrigado pelas respostas e experiências.
Uma coisa que eu NÃO CONSIGO fazer é babar ovo de professor. Não consigo. Seria bom até se eu conseguisse pra tentar adquirir contatos e informações sobre o mercado, me atualizar sei lá, mas nem fingir eu consigo. TIro umas dúvidas de vez em quando e saio da sala.

Tenho que desenvolver o inglês, eu estava em um bom nível de inglês, avançado, conseguia bater um papo legal com professores{mas nunca nativos, nunca tive contato com eles, infelizmente}. Mas aí a grana pra pagar um curso e quem sabe um intercâmbio fala mais alto. Mas é uma prioridade minha.

Estou consciente em relação ao Penal, conheço advogados que se especializaram em criminal, realmente, o retorno é baixo.

Em ordem de dificuldade, ficaria assim?

Magistratura
MP
Delegado Federal
Delegado Estadual
AGU
Defensor
Analista
Técnico

{Lista baseada em achismos meus, incluam outras carreiras aí no meio também}
[+]
  •
Procurar
Responder

Mensagem neste Tópico
Direito - A carreira juridica no Brasil - por John - 27-07-2015, 12:43 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por John - 21-11-2017, 07:56 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Astuto - 21-11-2017, 10:39 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por John - 01-12-2017, 09:59 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por SteveMcQueen - 02-12-2017, 03:39 AM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por SapoCaco - 08-12-2017, 04:06 AM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Senna - 02-12-2017, 02:24 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Ripper - 22-01-2018, 05:02 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Senna - 22-01-2018, 05:45 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Vini1980 - 23-01-2018, 10:21 AM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Ripper - 22-01-2018, 06:40 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Senna - 22-01-2018, 11:29 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por ChrisNight - 22-01-2018, 11:39 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por SteveMcQueen - 24-01-2018, 09:49 PM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por SapoCaco - 30-03-2018, 06:57 AM
RE: Direito - A carreira juridica no Brasil - por Marcílio - 15-06-2018, 10:49 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Trancar Direito para cursar nutrição? Não é mais do mesmo! AlexReal 12 1,669 30-03-2018, 06:50 AM
Última Mensagem: SapoCaco
Question O Peso de Suas Escolhas - Carreira CR7 1 966 11-12-2015, 09:50 AM
Última Mensagem: John
  Carreira Diplomática - Ministério das Relações Exteriores Mistério 5 1,383 10-12-2015, 05:53 AM
Última Mensagem: John
  Pensar a longo prazo na carreira Ahmir 2 1,420 11-02-2014, 12:24 AM
Última Mensagem: Hagabe
  Guia para carreira Appollo 5 6,122 13-05-2012, 07:58 PM
Última Mensagem: joker

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo