21-07-2015, 12:58 PM
(21-07-2015, 12:18 PM)zumnupy Escreveu: Para quem entende mais de economia do que eu. Em quais áreas é possível reduzir os custos sem prejudicar o funcionamento da sociedade ?
O judiciário é bem óbvio, mas quais outras ?
Tem inúmeros cortes que poderiam ser feitos. Que necessidade há, por exemplo, de se ter um ministério do desenvolvimento agrário e um ministério da agricultura? Que necessidade há de haver um ministério da educação e um ministério da cultura? Poderiam ser um só. E olha que estou falando de órgãos que poderiam ser fundidos e vários cargos extintos.
Há também a enorme quantidade de municípios que não arrecadam quase nada, mas que tem uma prefeitura, uma câmara de vereadores, um secretariados e todos os cargos adjacentes a isso mantidos pela União através do Fundo de Repasse dos Municípios. Se todos os municípios pequenos fosse extintos e voltassem a ser distritos dos municípios maiores a que pertenciam, já seria uma economia absurda.
Outro caso: o Senado. A justificativa para a sua existência é o fato de que o Congresso dá maior representatividade aos estados mais populosos, uma vez que o número de cadeiras a que um estado tem direito é proporcional ao número de eleitores. O Senado existe para que os três ou quatro estados mais populosos não se juntem e legislem ao seu bel prazer em detrimento dos demais. No senado, há três senadores de cada estado, independente do tamanho da sua população. Aí eu pergunto: se é somente para equilibrar forças, um por estado não seria suficiente? Imaginem cortar dois terços dos gastos do Senado Federal...
Há que se ver também os inúmeros benefícios dados ao alto escalão do serviço público, notadamente deputados e juízes. Auxílio de tudo que jeito, fora os seus super salários pagos com dinheiro público.
Só o que tem neste país é onde cortar e tudo isso que eu falei poderia ser feito sem prejudicar o povo, programas sociais ou serviços considerados essenciais. O Estado brasileiro precisa cortar a própria carne, mas daí a se enfrentar os entraves políticos para isso...
Cortar um ministério é ter uma série de cargos a menos para barganhar apoio político e por aí vai.