10-07-2015, 07:20 AM
(09-07-2015, 07:21 PM)Daredevil Escreveu: Olá confrades, já li este tópico no passado, mas enquanto leio novamente, vou ser curto e grosso, meu pai é um homem honrado que respeito muito, mas minha mãe faleceu há exatamente um ano, vítima de câncer, e desde então meu pai anda muito estressado, é autoritário e quer tomar decisões por mim, como o respeito muito, prefiro começar a viver a vida independente de agora em diante, ele está duvidando da minha capacidade de fazer isso, então não vejo porque de não conseguir.
Ganho em torno de R$1600,00 liquido, porque tem um débito automático na minha conta de um carro cujo perdi num acidente ano passado, e agora estarei entrando com ação na justiça pra resolver... Espero tirar no máximo 1/3 de meu salário pra pagar aluguel da moradia, um lugar pequeno, se possível com uma vaga de garagem, mas não tenho maquina de lavar roupa e nem fogão, tenho em mente pagar mensalmente uma pessoa conhecida para que faça pelo menos almoço e janta pra mim. Tenho um carro no valor de R$ 24000,00 na tabela FIPE, espero ganhar no mínimo 20.000,00 com a venda e quitar uma dívida de 6.000,00, e assim comprar um veículo do ano 97 em diante, se puderem opinar ficarei grato, um veículo pra andar 80% do tempo na cidade, com motor abaixo de 2.0.
Se puderem analisar a situação e opinarem, pedir detalhes caso necessário, agradecerei muito, eu preciso fazer isso.
Cara, ganhando 1600 líquido vai ficar ruim de manter carro, pagar aluguel e ainda pagar alguém para cozinhar pra você. Aguente mais um pouco e só vá morar sozinho quando tiver fogão, nem que seja de duas bocas, uma geladeira e uma cama. Comer em casa sai muito mais barato do que comer fora, mesmo que você coma em lugares baratos. Isso é o mínimo do mínimo. E de preferência vá quando estiver sem dívidas e com alguma reserva. É melhor do que ter que voltar de rabo entre as pernas depois.
Em uma conta rápida, se você conseguir um lugar para almoçar por R$ 8,00, vai gastar por mês R$ 240,00 só com almoço. Se conseguir arrumar um lugar onde jante com R$ 5,00, vão mais R$ 150,00 com a janta. Só aí já são R$ 390,00 e ainda tem as outras refeições. Com R$ 390,00 comprando comida no supermercado e preparando em casa você faz todas as refeições e se alimenta muito bem. Se não necessitar de dieta especial e seu paladar não for dos mais exigentes, dá pra comprar coisas um pouco mais baratas e ainda sobra grana. Pense bem antes de gastar 25% do seu salário com apenas duas das refeições diárias que você vai precisar fazer.
(09-07-2015, 09:41 PM)sideghx Escreveu: O q vcs acham de dividir o aluguel com algum amigo?
Eu, particularmente, só faria isso em último caso. Gosto de ter a minha privacidade.
(09-07-2015, 10:56 PM)thothenki Escreveu: - Tenha aparelhos eletrodomésticos para te auxiliar: microondas e uma máquina faz tudo pra lavar roupas é o básico pra quem mora sozinho; Varal pra roupa opte por varal de teto ou de chão. Se tem pouco espaço tenha poucos móveis: quanto mais coisa você tiver maior o serviço pra limpar e deixar em ordem. Vire minimalista e low profile e conseguirá uma vida sossegada e confortável.
Essa é uma dica valiosa. Tenha apenas aquilo que realmente usa e que vai te ajudar no dia a dia. Todo o resto é só para dar trabalho e despesa.