23-06-2015, 05:16 PM
(22-06-2015, 03:37 PM)Dumont Escreveu: Há um tempo atrás - não me lembro mais o motivo - eu esbarrei nesse artigo aqui:
http://markmanson.net/attention#.3km6sn:3akX
O autor usa um termo, "economia da atenção", que explica um pouco da vida online. É mais ou menos o seguinte:
Existe uma quantidade maior de informação rolando por aí, maior que a quantidade de informação que nós podemos assimilar. Pra que a minha informação seja percebida pelo meu público alvo, eu tenho que dar um jeito de chamar a atenção. É aí que as pessoas/organizações metidas ao exibicionismo se dão bem: ganha aquele que chamar mais atenção, não importando se o conteúdo é bom ou ruim, se faz sentido ou é nonsense.
Usando o exemplo do próprio artigo, a Srta. Kim Kardashiam: nasceu rica, ficou famosa depois de trepar com alguns rappers, não tem talento artístico nenhum, muito menos talento intelectual, e mesmo assim, está na mídia quase todos os dias porque fez ou falou alguma merda e conseguiu chamar a atenção do público.
Esse tipo de "economia" descrito pelo artigo acaba encaminhando boa parte das pessoas comuns ao desespero por atenção - o que eu, Dumont, acho que também ajuda a fomentar a inveja e outros sentimentos ruins nas pessoas. Daí que, se a gente não filtrar o conteúdo bom do conteúdo "desesperado" (por exemplo, no feed de notícias do facebook), a gente acaba tendo a impressão de que tá todo mundo agindo igual retardado, quando na verdade é só uma parcela de exibicionistas profissionais/patológicos.
--
Sobre a perda de privacidade, veja essa entrevista que o Aldous Huxley, autor de Admirável Mundo Novo deu, em 1958:
[video=youtube]www.youtube.com/watch?v=3TQZ-2iMUR0[/video]
Ele previu com bastante precisão o que estamos vivendo hoje.
--
Sobre o funk putaria, a minha opinião é que é apenas um substituto do rap norte-americano. Com o aumento mixuruca do poder de compra do brasileiro e um acesso um pouquinho maior à equipamentos musicais (ou até mesmo uma placa de som instalada no computador) e internet, qualquer Zé Boceta hoje pode fazer um mix e colocar no YouTube.
Quando eu era criança, o que mais tocava aqui na quebrada era 50 Cent e Snoop Dogg. Alguém aí já leu as letras das músicas desses caras? Tem tanta putaria quanto o funk nacional.
--
Citar: -O numero de vadias crescendo absurdamente
Seguindo a tese da "economia da atenção", quem é mais profissional em chamar atenção, mulher ou homem? Elas só expoem hoje o que antes não podiam.
Citar:- Futilidade dos relacionamentos estão em alta
Consequência do item anterior.
Citar:-Perdeu-se a interação familiar, tento reunir minha familia a mesa sem televisão ou celular mas sem sucesso, acho q essa parte era o auge dos tempos passados, a familia se reunindo, conversando, interagindo.
Eu acho que esse item é também consequência dos outros. Tenho algumas lembranças de quando eu era criança de reuniões e almoços aos moldes que você citou. Hoje em dia minha família é uma bela bosta.
Assisti a entrevista e fiquei admirado, como raios esse cara conseguiu "profetizar" com exatidão o que vivemos hoje em dia?

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)