31-05-2012, 06:38 PM
(31-05-2012, 04:43 PM)Golgo 13 Escreveu:(31-05-2012, 03:15 PM)Búfalo Escreveu: Barão, estou traduzindo um texto do Rothbard, intitulado a Era progressiva e a família. Não sei se vou publicar no HR, mas vou publicar aqui. Ele fala como o Estado interfere na vida e na família. É aquilo vc sempre diz: "Tudo o q o governo mete a mão, vira merda". No século XIX, haviam protestantes chamados "pietistas" (se eu publicar no HR, os caras vão dizer que pietistas é muito parecido com "nazipetistas" (o q ñ deixaria de ser verdade, ambos são fanáticos ) e estes protestantes, em contraste com outras igrejas cristãs - que eram amilenistas (o retorno de Jesus trará um fim à história humana) ou pré-milenistas (o retorno de Jesus dará início a um reinado de mil anos do Reino de Deus na terra) - eles eram pré-milenistas, ou seja, acreditavam que para a volta de Cristo, teremos de implementar o Reino de Cristo na terra. E como? Usando o Estado. Era um aburdo as proibições. O que a Bíblia ñ vê como pecado, eles viam. Beber era pecado. Tudo o q era litúrgico tb era pecado. Um absurdo. E o pior é q eles usavam do Estado. Agora, veja a interferência q isso tinha nas famílias. As famílias americanas costumavam frequentar os jardins aos Domingos e bebiam cerveja felizes, naquela "Era Progressiva", as família ñ podiam mais fazer isso. E para doutrinar os indívíduos desde criança, eles fecharam as escolas particulares católicas, luteranas e calvinistas e colocaram as crianças tudo nas escolas públicas, onde ensinavam o pietismo. E aqueles professores que não era pietista, era demitido... Qualquer semelhança com os dias de hoje não é mera coincidência.
semelhança com os dias de hj?
vc diz,as avessas ne
no sentido proibitivo e doutrinario da coisa
De qqr maneira, isso mostra q tudo onde o governa se mete, dá merda. É como disse o Leandro Roque de Instituto Mises: o Estado interferindo na vida econômica, interfere tb na cultura, religião e língua. Foi assim no século XVI com o absolutismo (os Estados absolutistas e centralizados mudaram as velhas tradições católicas e impuseram culturas protestantes), foi assim com o pietismo e está sendo assim nos dia de hj (como vc msm falou, às avessas, hehehe)...