11-06-2015, 01:03 PM
(11-06-2015, 12:30 PM)Teophilo Escreveu: O "desespero masculino" só atinge os homens dados ao sensualismo. Estes colocam os bens sensíveis (no caso do texto, o sexo) como sendo um fim em si mesmos e, consequentemente, o fim último para o qual devem dirigir suas ações.
Observem que temos 3 tipos de homens conforme suas inclinações: os sensuais, os intelectuais e os espirituais. E só os sensuais se enquadram na condição de desesperados, justamente porque têm o relacionamento como primeiro na ordem dos bens. Eles estudam, trabalham e se desenvolvem na esperança, muitas vezes velada, de obterem chances de relacionamento. A mulher para eles é um fim e não uma consequência.
Os outros 2 tipos de homens têm como fins bens inteligíveis. Portanto, não podemos colocar todo mundo no mesmo pacote como se fossem iguais no que tange os fins para os quais dirigem suas vidas. Muito embora seja verdade que a maior parte das pessoas se concentram naquilo que é de cunho sensual mesmo.
Os intelectuais têm o conhecimento como primeiro. E para os espirituais Deus vem em primeiro na ordem, entretanto sem excluir a reta razão.
A ordem dos bens é designada pela intenção das ações.
cara, eu acho que sou intelectual
quando penso no meu futuro, me vejo com uma boa condição financeira, formado, e sempre estudando, eu nunca me vi realmente cercado de mulheres
e também não vejo muita lógica em religião