31-05-2015, 02:28 AM
(30-05-2015, 03:36 PM)Teophilo Escreveu: (...)
Os bons moços tocam, cantam, ajudam e pregam em suas Igrejas, são bonzinhos com os irmãos e irmãs, vivem um verdadeiro ágape fraterno. Não masturbam. Não fazem sexo e casam-se para não se abrasarem quando não suportam o impulso da concupiscência. Eles não falam palavrões e não são ríspidos e costumam ter na ponta da língua toda a palavra decorada. Participam algumas vezes por ano dos encontrões, simpósios e os chamados aprofundamentos. São legais, participam do sopão dos mendigos, das campanhas voluntárias de agasalhos e dos luaus de Jesus, e gostam de se abraçarem para fazer ecoar a paz no mundo.
Ora, todas estas coisas (por si só) estão muito longe do que possa se dizer de uma vida santa ou identificá-la. Em primeiro, porque a Fé, embora seja uma virtude teologal, se radica na Razão. Então Fé pressupõe um assentimento da Razão à Verdade por Deus Revelada. E não um sentimento "gostoso", um ágape fraterno, uma "socialização" em torno de Cristo. Ou uma simples moralidade conservadora ou puritanismo que nos faz viver corretamente em relação aos outros e a Deus.
Você, confrade, viveu até aqui não a austeridade da Fé, mas uma caricatura dela. E quando bateu de frente com tudo aquilo que a Fé não sentimentalizada e verdadeira exige, não suportou o baque.
Um homem de Fé é cascudo rapaz!...Homens Santos, Homens de Deus, Verdadeiros Cristãos, não se acham por aí a baciada não....Há uma enorme distância entre dizer ser cristão e verdadeiramente Ser. ...E digo mais, se não fosse pela graça jamais alguém nesse mundo conseguiria responder a esse mandado evangélico: "Sede Perfeitos"... "Sede Santos..."Sede meus Imitadores".
(...)
Você só está percebendo agora aquilo que nunca de fato foi. A concupiscência e o espírito desse mundo desmascarou em você a falsa fé, a fé sentimentalizada, a fé romantizada, e você percebeu que perdeu tempo em não responder ao chamado do mundão.
Você até então pensava que era um Homem de Deus, um Homem Santo, Um Cristão, porque o sentimentalismo religioso que em ti se impregnou te iludiu a respeito do que é de fato um Homem de Fé. Porém viu que não passava de um cristão bonzinho e socializado com as coisas da Igreja. E frustrou-se vendo-se diante daquilo que sempre vivenciou, ouviu e até creu, desde a adolescência, mas nunca foi realmente, já que te pintaram um cristianismo lindo e maravilhoso e todo romantizado.
O Romantismo Cristão te pegou e te prendeu, todos esses anos, através do sentimento religioso, que nada a ver tem com a Fé.
Aproveite o momento de desilusão pelo qual está passando e largue mão de vez dessa fé pueril, sentimentalizada, romantizada e boba e peça a Deus a Fé enquanto assentimento da Razão à Verdade por Deus Revelada, que traz sabedoria, ciência, obediência, virtude, caridade e austeridade verdadeiras. Ou vai aderir ao espírito do mundo por revolta? Não faça isso.
Busque seu desenvolvimento pessoal, mas sempre subjugando-o e subjugando-se a Deus (as suas doutrinas, leis e espiritualidades).
Simplesmente mitou.
![[Imagem: aplausos.gif]](https://divagandosobreonepiece.files.wordpress.com/2013/07/aplausos.gif)
Spoiler:
E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1