23-04-2015, 05:20 PM
(22-04-2015, 12:35 PM)JonPicon Escreveu:(21-04-2015, 11:40 PM)Verone Escreveu:(21-04-2015, 09:22 PM)JonPicon Escreveu:O que você quer dizer com a imagem?Meritocracia..Spoiler:
Exponha melhor e de forma mais clara sua crítica ao invés de ficar jogando uma coisa velada aqui e outra acolá.
Eu tento enxergar o mundo de maneira realista, e digo: se tratando de classe social, a meritocracia é uma farsa.
Muitos Confrades aqui lutam pra abrir uma empresa e virar empreededor (tem até tópico sobre). Conheço um cara que logo depois de terminar a faculdade ganhou uma EMPRESA do pai, qual o mérito do moleque? do MOLEQUE, não do pai?
Claro, há mérito num esporte, concurso ou numa sala de aula, mas se tratando de nível socioeconômico, não existe.
O mérito do moleque é justamente o de ter tido um pai como o dele.
Isso porque embora nosso tipo de sociedade seja comumente chamada de individualista, ela é uma sociedade familiar. O motivo que leva muitos homens a se esforçarem para construirem uma riqueza é o desejo de deixarem algo para seus filhos no futuro, e o motivo que leva estes (que construíram a riqueza) a não gastarem sua fortuna toda antes de morrerem em coisas fúteis é o motivo familiar.
Não sou eu quem diz isso, é Milton Friedman.
(22-04-2015, 02:20 PM)JonPicon Escreveu:(22-04-2015, 02:04 PM)Thanatos Escreveu:(22-04-2015, 12:35 PM)JonPicon Escreveu: Eu tento enxergar o mundo de maneira realista, e digo: se tratando de classe social, a meritocracia é uma farsa.
Muitos Confrades aqui lutam pra abrir uma empresa e virar empreededor (tem até tópico sobre). Conheço um cara que logo depois de terminar a faculdade ganhou uma EMPRESA do pai, qual o mérito do moleque? do MOLEQUE, não do pai?
Claro, há mérito num esporte, concurso ou numa sala de aula, mas se tratando de nível socioeconômico, não existe.
LEia o que escrevi. Meritocracia não é esforçocracia ou algo do tipo.
Eu entendi o que você falou. Eu acho que há de haver um equilibro entre a parte social e o capitalismo. Pois, eu te digo, onde vamos parar deixando o capitalismo livre? Vide a China ,os chineses trabalham feito escravos, POR ISSO que eles se tornaram a maior economia do mundo. E essa é a tendencia do mundo, essa competitividade descabida é totalmente prejudicial ao ser humano, só beneficia quem, de fato, tem grana. E esses que tem grana, não sentiram o efeito dessa competitividade.
Eu defendo um equilibrio. O fato é, hoje o capitalismo é necessário para o mundo continuar caminhando, contudo, acredito que nós deveríamos evoluir não para MAIS CAPITALISMO e sim para melhorar as relações trabalhistas, diminuir a carga de trabalho, menos assédio moral, enfim, algo que melhore a qualidade de vida das pessoas e não a piore, como vem ocorrendo, piorando.
Os deputados federais querendo extender a terceirização falando que isso é "moderno", isso que eu sou contra, SEMPRE piorando a vida de quem já se fode.
Alias, se for pra viver como animal competindo, então voltaremos à época pré-histórica e isso envolve violência. Não é a Lei da sobrevivência da natureza? Do mais forte?
Os chineses não se tornaram a maior economia do mundo (aliás, que maior economia do mundo?) porque trabalham feito escravos.
Eles se tornaram uma grande economia porque os capitalistas investiram muito dólar americano lá dentro.
Com ou sem o capitalismo, os chineses continuariam trabalhando feito escravos, a diferença é que com o capitalismo eles possuem a chance de mudarem de vida, como aconteceu e vem acontecendo.
Por justamente esse motivo uma guerra China-EUA não agradam ambos, mas para os EUA bastava retirar as suas empresas de lá que a China regrediria a décadas sua economia e qualidade de vida.
Você quer mais qualidade de vida do que o capitalismo atual pode criar? Simples, é só aplicar mais capitalismo.
Um exemplo prático é o de como as pessoas tinham que trabalhar anos atrás, décadas atrás, séculos atrás.
Além da parte moral (com leis protetoras), os trabalhadores vem diminuindo cada vez mais a sua jornada de trabalho e isso não é graças a uma intervenção na economia com ideias utopicas e sim graças a evolução tecnológica, uma das inúmeras evoluções proporcionada pelo capitalismo.
Se tem um vídeo que mostra o porque do "capitalismo" atual ser considerado doente é o documentário que o confrade Jaguar Paw postou aqui no fórum: "Os Quatro Cavaleiros."

![[Imagem: escada.jpg]](https://minhocafluorescente.files.wordpress.com/2015/04/escada.jpg)
![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)