• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Matando o Ego Consumista
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Matando o Ego Consumista
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 0
09-04-2015, 08:10 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-04-2015, 08:10 AM por Azoth.)
(08-04-2015, 10:20 PM)thothenki Escreveu: Comecei a trabalhar tem uns meses.

Tenho feito planilhas em excel pra controle dos gastos, separando custos fixos de custos variáveis.

Se gasto R$1,00 num sorvete, coloco isso na conta e com o que foi gasto. Se gasto com supermercado descrevo cada item e o valor.

Mas aí muita gente vai falar "Porra Thoth, não tem como lembrar de tudo o que gastei no dia ou não vou lembrar de tudo isso a semana toda"

Pois é, que eu fiz?
Pego o bloco de notas no celular, e cada vez que gasto com alguma coisa anoto nele o que foi e o valor.
Ao fim do dia, chegando em casa (isso diariamente, para que se crie hábito) lanço tudo na planilha.

Com isso percebo as variações diárias nos meus gastos, o gasto médio mensal e semanal dessas despesas variáveis e aos poucos vou conseguindo cortar o supérfluo ou substituir a marca de alguns produtos que utilizo, sem alterar muito a qualidade do que consumo.
Com o passar do tempo encontro locais em que o preço de um item X ou Y é mais barato que em outro local anterior; almoço mais em conta, etc.

Isso ajuda muito a economizar, porque um dos principais fatores de dificuldade pra isso é que as pessoas "Não lembram" no que gastaram seu dinheiro, aí não pensam em maneiras de resolver isso e ficam todo o mês no zero ou atoladas em dívidas.

Excelente iniciativa.

O maior problema são os gastos variáveis do cotidiano, no final do mês dão o maior rombo e é justamente pelo fator de não ligarmos para valores pequenos, nos utilizando como válvula de escape momentânea para relaxar.

Tem que ter mão de ferro.

Eu uso o MoneyLover do Windows Phone + OneNote para Agenda, Agenda também é importante para você fazer uma rotina que diminua o consumo de recursos, como gasolina, passagens de ônibus, refeições e etc. Tenho tido bons resultados e no último mês consegui economizar quase 50% do meu caixa só vigiando rotina + despesas variáveis.

Minha meta é em 6 meses deixar tudo bem enxuto (e com hábito de enxugar e manter) para voltar meus olhos para minhas despesas fixas, que já dei uma reduzida mas acredito que com esta combinação (verificar tarefas + rotina para economizar ainda mais) a revisão e economia será diferente.
http://ask.fm/azothefesus
http://aazoth.wordpress.com

A Real me deu muito e estou aqui pagando de volta.
[+]
  •
Website Procurar
Responder

Mensagem neste Tópico
Matando o Ego Consumista - por Rider - 06-04-2015, 06:34 PM

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo