03-04-2015, 06:27 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-04-2015, 06:28 PM por cabraman.)
(03-04-2015, 08:57 AM)Rain Man Escreveu:(03-04-2015, 07:37 AM)cabraman Escreveu:(02-04-2015, 06:56 PM)Don Welzo Escreveu: Eu acho importante estudar isso, porque pode dar um sentido existencial ao egoísmo.
Tenho um conflito existencial pesado entre ser egoista x altruista, resultante principalmente da minha formação cristã, de modo que para alimentar o primeiro é preciso sempre doses grandes de livros auto-ajuda para ver se me convenço de que devo lutar por mim mesmo.
Ou seja, fui criado para ser soldado para outros, e não para mim mesmo.
Talvez com esses livros aí de uma melhorada e ajude a entender a função social do individualismo e egoísmo.
Isso foi tema de uma extenso debate numa mesa de bar.
O sujeito egoista parece viver melhor que o altruista, o que vemos em primeira pessoa é o egoista comendo melhor, saindo cedo, ganhando mais, etc.
Isso merecia mais discussão.
Egoísmo, diferente do que muitos dizem, e simplesmente se colocar como prioridade a frente dos outros.
Oque acaba acontecendo e muitas pessoas que não querem ser taxadas como egoísta, por que criam a imagem do materialista que passa por cima de tudo e todos pra conseguir oque quer, acaba aderindo ao ideal altruísta.
Ajudar o próximo sim, (se for de sua vontade), mas sacrificar seu, tempo, esforço, saúde, conhecimento... (coisas que não são de graça) em exclusivo beneficio do outro e um desrespeito a si mesmo.
O Pai de um amigo meu me disse um vez: "Não quer se decepcionar? Cobre pelos seus serviços, se valorize.
Mas é justamente aí que está o dilema, o politicamente correto, coloca um freio na maioria, eu por exemplo mesmo sabendo que ser egoista é mais confortável, me sinto mal o sendo e repudio violentamente quem tenta ser na minha presença.
Um exemplo: a conta do bar, na hora do racha o fdp é o ultimo a colocar dinheiro na mesa. normalmente uma cédula bem pequena, se eu estiver na mesa dá merda na hora. O que percebo é que as pessoas tem medo de dizer não e acabam tomando no cu.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)