10-10-2011, 10:27 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-10-2011, 10:28 PM por Mateus.)
Aproveitando o assunto de motos, vou postar um comentário sobre a XLX 350R, um ícone dos anos 90.
XLX 350
![[Imagem: xlx350r-88-1.jpg]](http://xlx350r.zip.net/images/xlx350r-88-1.jpg)
Ténéré 2VG
Citar:Motor forte (relativamente) e econômico.
Andando acima de 110, fazia 24km/l e andando entre 90/100, fazia 27 km/l. Em uma viagem de Assis/SP a Nova Aurora/PR (450km), por pachorra, andei só a 80 e ela fez 29,29km/l.
A velocidade final real é 131km/h, de acordo com a Duas Rodas da época. No velocímetro peguei no máximo 140 km/h. Tem gente que diz que já pegou 160 ou mais, mas daí vai da confiabilidade de qeum fala. Tá cheio de gente que tem o costume de aumentar um pouquinho as coias... [img alt=Rolling Eyes width=15 height=15]http://smiles.xt600.com.br/icon_rolleyes.gif[/img]
Portanto, não espere comportamento muito esportivo dela. Não foi feita pra isso. A vantagem é que o motor tem torque generoso, e quando engata a 6ª não precisa ficar trocando de marcha o tempo todo.
Quando vendi a 350 peguei uma Ténéré 2VG 1990 e tive dificuldade em me acostumar com a velocidade. Com a XL eu andava sossegado a 90km/h em 6ª e achava que tava bom. Pra manter a mesma velocidade com a Té, eu precisava andar em 4ª, senão o motor apanhava [img alt=d'oh! width=22 height=16]http://smiles.xt600.com.br/eusa_doh.gif[/img] Mas logo aprendi a andar a 110 com a Té, e foi só alegria.
Outra coisa, a Té 2VG faz curva como nenhuma outra do mesmo porte. Nas curvas onde eu precisava freiar com a XL e com a XTE, a Tenere fazia sem nenhuma dificuldade. Mas esse é outro assunto.
Manutenção: simples e barata.
No período que fiquei com a moto (93 a 98), troquei pneus (é lógico [img alt=d'oh! width=22 height=16]http://smiles.xt600.com.br/eusa_doh.gif[/img] ), cabo de embreagem, no meio do mato, pastilhas de freio, e o escapamento, que veio esportivo e fazia muito barulho, daí comprei um original por salgados R$ 160,00 na época.
Precisei abrir o motor com 52mkm para trocar o comando de válvula.
O motor não tinha descompressor, e tenho marcas na canela até hoje...
Comportamento:
Se bobear, a moto empina. Empinei, totalmente sem querer, umas 3 vezes. Na primeira vez, deu um medão, mas daí me acostumei. Moto relativamente dócil no trânsito urbano. Tem motos menores com melhor desenvoltura, mas sem o torque confiável da XL. Andei na ciadade com uma XT 225 e achei um show no trânsito travado. Não viajei com a 225, mas acho que a 350 tem mais motor pra viagem longa. A moto foi projetada pra isso, e por isso deve sofrer menos.
Quanto ao estado da moto, não tenho muito a dizer, pois peguei a minha de único dono, com 17 mkm, bem cuidada e não deu nenhuma dor de cabeça.
Para minha estatura (1,89m), ela é mais confortável que a Sahara, que foi projetada para piloto de até 1,80m, e a carenagem incomoda o joelho de quem é mais alto.
Resumindo, na minha opinião, é uma excelente moto. Se você não tiver a pretensão de acompanhar as 660 na estrada, aconselho a comprar, desde que saiba o custo dela e dos consertos que precisa fazer.
XLX 350
![[Imagem: xlx350r-88-1.jpg]](http://xlx350r.zip.net/images/xlx350r-88-1.jpg)
Ténéré 2VG
![[Imagem: yamaha-tenere-600-dois-farois-1990_0d2d2c66.jpg]](http://images.fisgo.com.br/240x180/yamaha-tenere-600-dois-farois-1990_0d2d2c66.jpg)