• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Empreendedorismo Bufalescos
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Empreendedorismo Bufalescos
Offline Boyka
Observador da real
**
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
17-12-2014, 08:20 PM
Indico esse outro texto, não é bem sobre empreendedorismo, mas sobre fazer as coisas acontecerem.

Texto retirado de: http://pobrecatarrento.blogspot.com.br/2...o.html?m=1

Esse é um manifesto contra a pseudo-ciência.

Todos sabemos que vivemos a era da informação. Quem tem a informação tem o poder.

E esse poder, é tanto maior quanto maior for a ignorância dos outros.

O grande problema é que a informação, nem sempre é correta e se correta nem sempre é útil.

Na maioria das vezes não é correta, existe muita suposição, achismo, e pseudo-ciência.

Em finanças então!!! a matemática é lógica, mas o mercado não é,... as pessoas não são.... toda vez que vc tende a provar alguma teoria vc está errado!!! SIMPLES ASSIM.

Isso porque de acordo com os critérios de metodologia científica, nenhuma hipótese pode ser verdadeiramente comprovada, a hipótese apenas pode ser refutada... o crivo dessa hipótese pelo tempo é que fará a teoria ser aceita pela comunidade científica...

Não vou adentrar nisso até para não ser contraditório com o objetivo do post.. (para maiores informações leiam os trabalhos de Karl Popper)

Por exemplo:

Até pouco tempo atrás, acreditávamos que a unidade de matéria era o átomo...e que ele era a menor partícula e indivisível da matéria...

Após estudos de Dalton, isso foi aceito pela comunidade científica... mas isso foi comprovado??

Lógico que não... porque como eu disse, nada pode ser comprovado cientificamente, os cientistas da época apenas não conseguiram refutar essa hipótese...

Anos mais tarde, Bohr propôs o conceito moderno do modelo atômico. Para Bohr, o átomo é feito de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva) e nêutrons (sem carga). Os elétrons (com carga negativa) revolvem ao redor do núcleo em diferentes trajetórias imaginárias chamadas órbitas.

Isso era tido como concreto, e ninguém por muitos anos conseguiu refutar essa teoria. Isso era tão concreto como afirmar que a terra tem forma esférica.

Pois bem, hoje conhecemos as partículas subatômicas, como os quarks e os leptons... que estão aguardando o tempo para serem refutados.

Portanto, o que eu quero dizer, é que em finanças (e na vida) nada pode ser comprovado.

Mas o que mais tem na blogosfera??.... pessoas querendo comprovar as suas próprias teorias.

Então existem blogs que são antros de vaidade pessoal, as discussões entram num campo quase pessoal, se se estendem por inúmeros dias... vejo postagens que foram feitas de madrugada, réplicas, tréplicas sem fim.

Todos amparados pelo Dr. Google, e Wikipédia da vida... todos querendo vencer..

Usando muitas vezes artifícios ardilosos da argumentação... eu reparo na quantidade de energia dispendida, e me pergunto a troco do quê???

Se vc nunca irá conseguir comprovar o que vc está tentando argumentar...

Se tudo o que pensa tem praticamente zero de validação.

"Ahh, mas eu li num artigo, ou em um livro em inglês, ou pior, eu vi no wikipédia"

Tá e daí??

O que te faz pensar que esse artigo tem alguma validade? e se tiver de que forma essa teoria te fará ganhar mais dinheiro?

"Ahh Catarrento, mas vc quer dizer pra todo mundo ficar sem estudar? sem aprender?"

Nada mais longe da verdade... eu mesmo já estudei bastante, na minha área fiz mestrado e pós graduações, mas sabe o que isso incrementou na minha renda?

- Nada, zero..

Foi importante para mim?

- Em termos intelectuais pode até ser que ajudou, mas financeiramente não.

Se eu faria de novo?

- Sem sombra de dúvidas que a resposta é um sonoro Não!

Chega um nível em que o aumento de conhecimento não te gera retorno, a apenas te confunde cada vez mais!!! É um conhecimento praticamente inútil.

E aí que mora o perigo dos teóricos, principalmente em finanças...Eles cada vez mais usam termos rebuscados, em inglês de preferência, para dar um aspecto mais intelectual...

As contas ficam cada vez mais complexas, e necessitam de cálculos complexos...

As argumentações cada vez mais elaboradas, e sem sentido prático nenhum.

No fim sabemos, que o que importa é a rentabilidade, e ninguém destoa nesse aspecto, não adianta masturbação mental...e quanto mais teórico é uma pessoa mais a sua rentabilidade é pífia.
" Não existe merecer ou não merecer, existe apenas o que é e o que não é. "

" O mundo precisa de homens, que não se comprem e nem se vendam, que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato, cuja consciência seja tão fiel ao dever quanto a bússola o é ao pólo, que permaneçam firmes pelo que é reto ainda que caiam o céu. "
[+]
  •
Procurar
Responder

Mensagem neste Tópico
Empreendedorismo Bufalescos - por Meroplâncton - 06-07-2013, 01:28 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos John Romano 877 469,140 01-03-2020, 09:42 AM
Última Mensagem: Dartagnan
  Dicas e ideias para ganhar dinheiro e empreendedorismo Smith 77 27,392 05-06-2019, 06:54 PM
Última Mensagem: CID F 32
  Empreendedorismo e liberdade financeira. Petulante 233 157,527 31-01-2017, 04:58 PM
Última Mensagem: Sauron
  [DISCUSSÃO] Carga tributária x Empreendedorismo TheShowOFF 82 42,908 04-09-2016, 11:16 AM
Última Mensagem: Baralho
  [Investimentos bufalescos] Os 4 Cavaleiros da Pobreza barãozin 18 4,397 06-01-2016, 10:32 PM
Última Mensagem: Diamante

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo