18-09-2014, 02:30 PM
Enquanto a formação do motociclista brasileiro não é melhorada e a fiscalização falha em inibir a circulação sem CNH e o uso de drogas, vale ressaltar 10 das principais conclusões extraídas das pesquisas sobre acidentes citadas.
1) 75% dos acidentes com motos são colisões com outro veículo, na maior parte das vezes um carro, enquanto apenas 25% são quedas ou colisões contra objetos fixos como muros, proteções e postes (Hurt Report);
2) Apenas 8% dos acidentes são causados por fatores relacionados à motocicleta, como pneu furado e problemas nos freios. Já 18% dos acidentes têm origem em problemas na via como buracos, óleo na pista ou falta de sinalização em cruzamentos (Universidade de São Paulo);
3) Em 31,9% dos casos, destaca-se a total ausência de reação do motorista para evitar o acidente, denunciando inexperiência e o treinamento inadequado para enfrentar situações de emergência (Maids);
4) Em 70% dos acidentes que envolvem motos com outros veículos, o motorista declara não ter visto/percebido o motociclista, assumindo a responsabilidade pelo acidente (Maids);
5) Mais de 50% dos acidentes analisados ocorrem com motociclistas que tinham pouco tempo de experiência, em média, 5 meses (Hurt Report);
6) Em 70% dos casos analisados, os acidentes ocorreram quando o motociclista trafegava abaixo dos 50 km/h (Maids);
7) A velocidade excessiva foi causa direta ou indireta do acidente em apenas 13% dos casos (Universidade de São Paulo);
8) Em acidentes entre motos e outros veículos, em 49% deles o causador do acidente foi o motociclista enquanto nos 51% restantes a culpa foi atribuída ao motorista (Universidade de São Paulo);
9) O fator predominante dos acidentes envolvendo motoristas e motociclistas decorre do fato do motorista não ter visto ou ter visto tardiamente o motociclista, tornando assim impossível evitar a colisão (Hurt Report);
10) Os cruzamentos são os locais mais frequentes para colisões, assim como a falta de concentração/atenção na tarefa de conduzir veículos é um fator comum à maioria dos acidentes (Hurt Report)
Link: http://g1.globo.com/carros/motos/blog/di...-moto.html