• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros [REFLEXÃO] Percepção: Realidade ou Projeção?!
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[REFLEXÃO] Percepção: Realidade ou Projeção?!
Offline Mandrake
Veterano
***
Mensagens: 3,000
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#4
16-09-2014, 02:47 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-09-2014, 02:57 PM por Mandrake.)




Sendo ecológico em relação a percepção



Ao dar e receber feedback, que é uma habilidade interpessoal crítica no coaching, no treinamento, na terapia, na administração, nos cuidados paternos e nos relacionamentos amorosos, se é tudo projeção, então não tem nada que realmente possamos oferecer um ao outro como feedback correcional. Então, de fato, não haveria feedback. No entanto, se é parte projeção e parte detecção, então pode haver feedback - preciso, útil, baseado no sensorial e um feedback importante.


Se o feedback, como uma habilidade interpessoal de coaching e de gestão, é uma habilidade importante, então quanto mais clara for a nossa percepção, mais útil e valioso o nosso feedback. Isso significa que nós podemos realmente trabalhar em nossas percepções para aprender a perceber com mais precisão e com menor projeção. Isso é possível?


Maslow pensava assim. De fato, ele descreve isso como um dos sinais da pessoa auto-realizada saudável que funciona não de uma necessidade/deficiência, mas de uma necessidade/crescimento. Ele recomenda uma percepção que não seja baseada em uma necessidade/interesse, mas numa necessidade/desinteresse, uma percepção separada, uma percepção menos desejosa que estava pronta e capaz de ver coisas como elas eram sem precisar que fossem de uma maneira ou outra, uma percepção não julgadora.


Aí, ele descreve a pessoa auto-realizada como tendo uma “percepção superior da realidade”.


Citar:
"A pessoa auto-realizada é mais capaz de perceber o mundo como se ele fosse independente, não apenas dela, mas também dos seres humanos em geral. Isso também tende a ser verdadeiro para o ser humano médio em seus momentos mais elevados, ou seja, em suas experiências de pico.


Ele pode, então, mais facilmente olhar para a natureza como se ela estivesse lá em si e para si, e não simplesmente como se fosse um playground humano ali colocado para fins humanos... Ter conhecimento sobre isso parece tornar a percepção mais rica."
(pp. 76-77, Toward a Psychology of Being).


"A percepção deve ser suave, atenciosa, não intrometida, complacente, capaz de se ajustar passivamente à natureza das coisas..."


Se a percepção não é tudo projeção, mas em parte detecção, e se nós podemos "perder a nossa meta-mente" para que possamos vir cada vez mais para o momento, para a experiência, então nós podemos desenvolver a percepção mais limpa e mais clara do que ela é.


E isso nos oferece uma habilidade poderosa que propicia sucesso já que isso nos permite usar o feedback para um aperfeiçoamento, aprendizado e ajustes contínuos.


Portanto, a percepção não é apenas uma projeção, também é detecção. Super-simplificar a percepção como apenas projeção faz uma injustiça a nós, e no final pode nos levar à rejeição do feedback e da incapacidade de desenvolver um meta-estado sólido para receber feedback de forma eficaz.


Porque a percepção não é apenas uma projeção, nós podemos aprender a perder a nossa meta-mente de julgamentos, avaliações e critérios e estar mais no presente.


Podemos aprender a tornar a nossa percepção mais limpa e mais clara. Nós podemos aprender a dar feedback mais claros quando nós entramos mais frequentemente para o estado de saber/não saber e o estado de consciência não-julgadora.








Show ContentSpoiler:
Meta: Radical que define o que existe num nível lógico diferente. Derivado do grego, significa "acima" ou "além".

Meta-Estado: Estado sobre estados. Por exemplo, ter raiva de estar cansado

Gestalt: ver (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gestalt)

Neurossemântica: Modelo criado a partir da PNL, pelo Dr. Michael Hall que é especialista na área da psicologia cognitiva comportamental. Semântica é a exploração dos significados, que você gera como um criador de significados. Neurologia (neuro), refere-se ao seu corpo, fisiologia e seus estados. É nela e através dela que você sente, experiencia coisas, e executa a performance dos seus significados. Neurossemântica facilmente dizendo, é a sua neurologia e os seus significados; é como você incorpora os significados que inclui em sua vida e como cria o que para você faz sentido na vida.


[+]
  •
Procurar
Responder


Mensagem neste Tópico
[REFLEXÃO] Percepção: Realidade ou Projeção?! - por Coach Man - 16-09-2014, 02:45 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Você não tem controle sobre sua realidade!!! 2 parte filosofia realistica Vitor 0 1,071 06-05-2014, 12:24 PM
Última Mensagem: Vitor
  [ Reflexão ] Caia na real, mas antes escolha a sua realidade jumper 7 4,756 21-08-2013, 12:06 AM
Última Mensagem: Technoviking

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo