23-07-2014, 05:26 PM
(23-07-2014, 04:51 PM)Plissken Escreveu: Hermit, pelo que entendi, essa será sua primeira moto, então responda pra você mesmo algumas perguntas básicas:
- Eu sei pilotar?
- Eu realmente gosto de moto?
- Qual moto se enquadra melhor nas minhas necessidades, possibilidades e gostos?
Estou assumindo que você seja habilitado. Isso é o mínimo.
Se você é "rôia", talvez seja mais interessante você comprar uma moto pequena mesmo, com peças de fácil reposição, pra você praticar. Não se iluda, quedas são inevitáveis, e mais cedo ou mais tarde você vai cair, principalmente se não tem experiência, e sendo assim, fica mais fácil e barato você conseguir as peças que eventualmente se estraguem numa queda, além do que, motos maiores, tombos maiores.
Eu sempre andei de moto e todos que me conhecem sabem disso, então sempre que alguém tá pensando em comprar moto, vem trocar uma ideia com o velho Plissken aqui... Aí eu digo o seguinte, se você não tem experiência, você nem sabe se realmente gosta de moto! Se você não tiver tino pra coisa, depois de algumas chuvas e noites frias que você enfrentar "a bordo da nave" você vai passar a ODIAR moto, vai se arrepender até o último fio de cabelo, vai encostar a moto, vai querer se desfazer dela, e se comprou financiado então, ainda vai ter a "bíblia" todinha pela frente pra pagar! Então eu sempre recomendo começar por baixo, comprar uma "cabritinha" (100 a 150 cc) de segunda mão mesmo, pra começar a andar, pegar gosto pela coisa... Sem contar as noções de mecânica/elétrica que você acaba aprendendo...
Depois de um tempo você vai saber qual moto se enquadra melhor pra você (uso na cidade/estrada, asfalto/terra, pra trabalho/passeio, tocada mais suave/mais agressiva, etc, etc, etc...).
Uma coisa é teorizar sobre o assunto, assistir "Sons of Anarchy" e achar que as motos customs são as mais fodonas, ou então assistir o SBK na TV e achar que as superesportivas é que são o bicho...
Você só vai descobrir qual moto te agrada e/ou atende suas necessidades quando conhecer suas reais necessidades andando de moto.
Aí, sim, é hora de você investir uma grana mais alta, tendo a certeza que não vai se arrepender depois (porque veículo só desvaloriza, não pense que vai vender pelo mesmo preço que comprou), sabendo que aquela moto atende suas necessidades, combina com sua maneira de pilotar...
Eu mesmo, sempre gostei das motos "street" (Twister, Fazer, CB 500, Hornet, XJ6, Bandit, e por aí vai...) mas quando mudei de cidade, me dei conta que para uso que faço atualmente, minha street não dava conta, daí então precisei partir pra uma "trail", que me atende perfeitamente.
Pelos seu comentários, ficou meio confuso, pois você começou pensando numa 250 cc, agora já tá cotando 600, 750 cc...
Espero ter ajudado, mas creio que vai ser meio difícil alguém te dar uma resposta muito exata, pois quando se trata de moto, são muitas variáveis (gosto, poder aquisitivo, uso, etc...), que só você poderá analisar e chegar a um veredito.
No mais, se quiser trocar uma ideia por aqui ou mesmo por MP, tamo aí...
Já tenho carteira de habilitação sim e saber e não saber acredito que vem com a pratica mesmo, eu pensava numa 250 cc mas depois vi que a menor sairia caro entao decidi esperar mais pra pegar uma maior, até porque eu tenho 1,90m.
Eu tava vendo os anúncios aqui pro meu estado e realmente tem proposta de shadow boa, mas desde que me entendo por gente sempre preferi comprar as coisas novas, podem me chamar de fresco, quero ser o primeiro dono, criar relacao, mexer ( pretendo aprender mecânica) sei que pagarei mais caro, prejuízo em revenda sera inevitavel, são varias variáveis que só tem me levado pra uma moto grande, eu aproveitei e dei uma subida na horizon, achei ela pequena, como disse antes prefiro buscar o melhor ao meu alcance.
Os foruns da vida tem me ajudado bastante, ainda bem que nao estou com a grana agora porque senão ja tinha comprado uma, é bom pensar e analisar mais os prós e contras, valeu confrades.